quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SURPRESAS DA METRÓPOLE

E vamos em frente pela avenida da Liberdade! (Google Maps)

Hoje eu deixei um estacionamento quase na esquina da Avenida da Liberdade com a rua São Joaquim às 17h15. Ia para casa em Alphaville.

Normalmente eu pegaria a 23 de Maio, dando a volta pela rua Taguá (eu estava na avenida da Liberdade no sentido da Praça João Mendes), para chegar à Marginal do Pinheiros. Nem pensar, pegá-la no outro sentido e chegar à Marginal do Tietê nesse horário.

Mas resolvi arriscar. A essa hora, já início de horário de pico, fiz um percurso que raríssimas outras vezes fiz, se é que fiz.

Segui a Liberdade até a Praça João Mendes, peguei a Rangel Pestana, dobrei à esquerda para a Praça da Sé, à direita para o Pátio do Colégio, segui a rua da Boa Vista, Libero Badaró, tomei o viaduto do Chá, dobrei na praça Ramos, daí saí para a avanida São João pela Conselheiro Crispiniano.

Segui pela São João, depois de cruzar a Duque de Caxias peguei o Minhocão, desci na Francisco Matarazzo, segui pela Guaicurus e peguei o viaduto da Lapa até alcançar a avenida Ermano Marchetti. Cruzei a ponte do Piqueri, entrei na Marginal do Tietê, fui até a Castelo Branco.

Entrei em Alphaville e fui até em casa. A surpresa: não peguei tráfego praticamente nenhum. Cheguei em 55 minutos, o que mais demorou foi uma ou outra espera de farol.

São Paulo é realmente uma cidade interessante. Há dias em que se consegue dirigir nela como se estivéssemos em, por exemplo, Araraquara à tarde! Explicação? Nenhuma. Nem imagino.

2 comentários:

  1. Não é tanta surpresa assim, se pensar que 17h é um horário razoável, sendo uma hora depois o horário de pico. Outra coisa é que existem várias restrições a partir deste horário: caminhões, rodízio, etc. Uma outra consideração também é que as pessoas provavelmente estão se informando mais, usando aplicativos de "trânsito social", que informam pontos de tráfego (como o Waze) ou escutam rádios (como a SulAmérica Trânsito).

    Um pouco fora de assunto, mas sobre a foto nova de Itapevi recém adquirida, conheço a pessoa que está com ela original em seu acervo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho certeza, mas esses dias mas calmos aqui pros lados da zona sul sempre vem depois de uns 2 ou 3 dias caóticos seguidos. Parece que todo mundo resolve mudar de horário/trajeto e os pontos que normalmente estariam lotados ficam livres.

    ResponderExcluir