quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A REALIDADE DA FERROVIA BRASILEIRA EM IPERÓ, SP


Recebi hoje esta triste mensagem do Hugo, de Iperó. Há vários motivos para isto: se por um lado muito do material citado abaixo é material obsoleto e de recuperação cara, deveria ter sido vendido mesmo, mas há muito tempo atrás.

Depois de anos acumulando sujeira, ratos e baratas e não sair do lugar, o valor que a União vai receber por esta venda (será a União mesmo? Nunca se sabe...) vai ser muito menor do que receberia se houvesse feito isto há mais de dez anos atrás quando já sabia que isto mão serviria mais para ela ou para a as concessionárias.

Muita coisa foi roubada e vandalizada. O risco de doenças para pessoas que vivem cruzando o pátio, anteriormente (vinte anos atrás) limpo, passou a ser enorme. Fora isto, com certeza, muita gente tinha interesse nesse material, não para conservação, mas para uso como memorabilia. Isto, no entanto, é dificílimo de se conseguir com o insensível e preguiçoso e burocrático governo.

Fora isso, minha opinião sempre foi a de que velhos pátios devem ser conservados na sua maior integridade possível. como homenagem a um dos maiores e mais úteis patrimônios e equipamentos que este país já teve e que auxiliaram imensamente no seu desenvolvimento e crescimento. Por que, então, não se manter (e bem conservado) pelo menos algum deste maquinário num pátio gramado e bem cuidado e que - importante - ainda passam trens cargueiros todos os dias?

Enfim: para quem acha que o Brasil tem melhorado, precisa comprar óculos e ler mais jornais e ler mais. A melhor definição desse enorme erro, no entanto, deve ser lida numa das frases do texto abaixo escrito pelo Hugo: "O pátio de Iperó, (...) é um retrato da agonia e abandono das ferrovias pelo Brasil afora. Mesmo sendo um importante entroncamento, (...) é a prova da decadência da ferrovia, que se intensificou nos últimos 15 anos."

Segue o texto por ele escrito, na íntegra. As fotos são dele.

"Ralph, tudo bem?

Faz tempo que não nos falamos, mas achei importante informá-lo sobre a situação de Iperó: começou hoje à tarde o desmonte dos vagões que há anos estão parados no pátio da ferrovia aqui na cidade. Conforme informações da prefeitura e divulgadas há pouco também pela TV TEM, a prefeitura conseguiu autorização da Justiça para promover o desmonte (são mais de 300 vagões) e posteriormente leiloar o material como sucata.

O advogado da ALL, presente no local juntamente com algumas autoridades da cidade, alegou que a empresa "não foi notificada da decisão judicial". O pátio de Iperó, você bem conhece, do jeito que se encontra atualmente, é um retrato da agonia e abandono das ferrovias pelo Brasil afora. Mesmo sendo um importante entroncamento, o local é a prova da decadência da ferrovia, que se intensificou nos últimos 15 anos. Se isso abrir um precedente, imagino que muitas outras prefeituras vão querer fazer o mesmo. Em anexo, seguem imagens que fiz agora à tarde.

E na sequência, seguem alguns vídeos sobre o tema, divulgados pela TV TEM nos últimos dois meses": (os links também foram enviados por ele)

5 de setembro: http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-2edicao/t/edicoes/v/prefeitura-de-ipero-inicia-remocao-de-vagoes-abandonados-da-antiga-estacao-ferroviaria/2805717/

3 de setembro: http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/tem-noticias-2a-edicao-sorocabajundiai/v/predios-historicos-da-regiao-de-sorocaba-comecam-a-ser-revitalizados/2800567/

17 de julho: http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/tem-noticias-2a-edicao-sorocabajundiai/v/estacao-de-trem-abandonada-em-ipero-sp-preocupa-moradores-da-regiao/2698972/

3 comentários:

  1. Vergonha imensa!
    O pior é que ninguém (governantes) apresenta uma solução viável e definitiva para acabar com estes cenários deploráveis!
    Vai aqui a minha humilde opinião:
    Doem ao menos uma locomotiva para cada Município órfão da ferrovia neste imenso País! Seria uma forma honrada de preservar a história! Tenho certeza que virariam belos e bem-cuidados monumentos estáticos na maioria destas cidades onde ainda existem ferroviários que teriam o imenso prazer de contribuir mantendo-as sempre belas.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião existe uma grande falha nessa história de Iperó, ao menos, no que veio a público, parece que:

    1 - A prefeitura não fez licitação, simplesmente escolheu uma empresa qualquer a "olho" (vamos dizer que foi aleatório, mas provavelmente não foi) e mandou ir lá cortar. Bom, eu também queria ganhar umas 6000 toneladas de sucata de presente.

    2 - Não foi feito qualquer estudo se ali existe algum material que seja digno de preservação histórica, pode ser que sim, pode ser que não.

    3 - Os bens são do governo federal e até onde eu entendo das leis do Brasil (o que não é grande coisa) sei que ninguém pode autorizar a destruição de um bem federal a não ser o próprio governo federal.

    Mais uma prefeitura que acha que tudo pode e pelo jeito, pode mesmo...

    ResponderExcluir