sábado, 21 de setembro de 2013

SBF: GOLPE BAIXO DO SR. FERNANDO HADDAD


Nesta semana que passou a Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo (SBF), com sede em um prédio da Prefeitura no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Capital, recebeu uma carta de despejo.

A SBF já teve esse tipo de problemas antes, mas conseguiu contornar a situação.

Não sou sócio da SBF, nem sou ferreomodelista, porém, gosto do assunto, gosto de ver as belas maquetes e modelos reduzidos em diversas escalas, principalmente a HO, de 1:87, das locomotivas, carros e vagões, especialmente dos das ferrovias brasileiras que já existiram e das que ainda existem.

Gosto também de saber que o Brasil tem o único fabricante de trens elétricos da América Latina (a Frateschi, em Ribeirão Preto, de Celso Frateschi, grande sujeito) e que exporta parte de sua produção para outros países.

Porém, a Prefeitura está agindo como moleca; Realmente, governos no Brasil não respeitam ninguém, agem como o povo fosse seus súditos.

Não sei os motivos - parece que a SBF também não sabe - que levaram a Prefeitura a exigir a evacuação do prédio. E em vinte dias. Vinte dias para desarmar uma maquete não é muito. E levar para onde? O ferreomodelismo tem um problema em qualquer lugar do mundo: precisa de muito espaço para se montar suas linhas em miniatura.

Em países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, as associações e sociedades similares à SBF têm muitíssimos sócios, que podem pagar mensalidades de valor significativo e que sustentam sozinhos essas entidades - inclusive o aluguel desses espaços grandes e amplos ou mesmo a compra desses imóveis e sua manutenção.

No Brasil, com população mais pobre que paga impostos cada vez maiores à medida em que os anos passam, as sociedades não têm como cobrar valores altos e muitas vezes recebe calote dos sócios, na maioria das vezes por falta de dinheiro, mesmo, para o pagamento.

É por isso que, quando recebe a oferta de usar um espaço público, não pode rejeitar.

Parece, no entanto, que a Prefeitura acha que emprestar essa área para "marmanjos ricos que gostam de brincar de trenzinho" não é uma boa coisa. Nada sabe ela sobre a atividade, nem tem dados sobre os benefícios que isso traz ao parque e à cidade e nem quer saber.

Como sempre, a Prefeitura quer tirar os inquilinos sem ter plano algum do que pretende fazer com o espaço. Como naquelas retiradas de trilhos das cidades de que sempre falo e que estão sempre acontecendo (os "trilhos do mal", lembram-se meus leitores?)

O governo do PT, em qualquer escala, está cada vez mais agindo contra a classe média e contra atos de governos anteriores, sugerindo claramente vingança. Vingança contra o que? Desta vez contra "os marmanjos ricos"? É o cúmulo que tenhamos de ser governados por pulhas como estes. No caso, o atual prefeito, cara de bonzinho e atuação típica de PT: não permite controvérsias.

Espero que a SBF se recupere do golpe, que consiga reverter a situação. Não vai ser fácil.

Triste Brasil, país em decomposição.

5 comentários:

  1. É lamentável a atitude de certos políticos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ralph,
    Não sei nem por onde começar a comentar sobre esse caso, além de ser fã ferroviário, também sou ferreomodelista iniciante, é impressionante as coisas que estão acontecendo contra quem gosta do assunto.Parecem que querem apagar tudo que se refere a trens e ferrovias. Se já não fosse esse caso ai, um dos maiores sites de ferreomodelismo do Brasil desde sábado 21/09/2013 está fora do ar sem nenhuma informação oficial, mas haviam suspeitas de invasão do site por indivíduos mal intencionados, lamentável...

    ResponderExcluir
  3. Ralph, sou modelista desde que me conheço por gente e o mais patético disso, seguindo o "mantra" do PT onde o que importa são os pobres, geralmente os que mais dependem de entidades como SBF são as pessoas menos favorecidas que praticam o hobby, pois é comum que estas não tenham espaço em casa para uma maquete.

    Mas penso que a questão nem seja contra a SBF, teria sido com qualquer um que estivesse lá, o negócio é que administração nova quer mostrar serviço e nada melhor do que revitalizar um espaço para poder fazer nova inauguração.

    Um dos grandes problemas do Brasil: não existe continuidade, o que importa é ficar re-inventado para fazer inaugurações.

    ResponderExcluir
  4. Ralph, foi só o ferromodelismo? No local, existe também uma bela pista de autorama e uma raia p/ nautimodelismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Dario, mas parece que sim, os outros entram no rolo tambem.

      Excluir