quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PROMESSAS VAZIAS

Os sonhos e promessas de nossos governantes são como esta capa de revista em quadrinhos: belos e vazios

Dizem por aí e eu ouço isto desde que ainda trabalhava como empregado em multinacionais, que os estrangeiros acreditam mais no Brasil do que os brasileiros. Pode até ser que naquela época, vinte anos atrás, isso tivesse um fundo de verdade. Hoje, eu diria que isso é uma grande mentira.

A não ser que os estrangeiros sejam extremamente ingênuos. Mas, afinal, quem são os "estrangeiros"? Antigamente eram o Primeiro Mundo. Hoje, China, Índia, Espanha, Portugal, que não são realmente Primeiro Mundo, têm diversos investimentos no País.

Mas há coisas estranhas. A Espanha, que dizem estar numa draga enorme, tem uma empresa chamada Telefônica, que investe mais, mais e mais aqui no Brasil. Não sei lá fora, mas ela também tem subsidiárias em outros países. O que me estranha é que ela é uma empresa estatal. Se o país está na draga, como suas estatais gastam o dinheiro que gastam, como a Telefônica, por exemplo, que acaba de adquirir a TIM a nível mundial?

Vai ver, é por isto que a empresa trabalha tão mal aqui no Brasil. É uma bagunça e todo mundo sabe. Presta mal serviços, atende mal e é desorganizada.

Agora, mudando um pouco o foco, vem a presidente Dilma fazer discursos na ONU metendo o pau nos Estados Unidos porque eles nos espionam. Como se adiantasse alguma coisa. Ingênua é ela. No dia seguinte, no entanto, ela faz um discurso num congresso sobre investimentos no Brasil, também lá na terra dos ricaços (EUA).

Depois da experiência dos últimos dez, vinte anos, onde obras enormes de infraestrutura (e em outros campos) são anunciadas a toda hora (veja ferrovias, rodovias, transposição do São Francisco, milharesde poços artesianos no NE etc.) e nada sai. Não sai por falta de gerenciamento, incompetência, corrupção, excesso de encheção de saco dos Ministérios Públicos, que devia ele mesmo preparar as licitações em vez de ficar barrando todas, pentelhação dos órgãos ambientais que não dão licenças ou demoram anos e anos para dá-las, atrasando tudo e fazendo com que rios de dinheiro sejam jogados fora.

Na verdade, dinheiro nunca é realmente jogado fora. Sempre vai para o bolso de alguém. Quando vai para o bolso de gente honesta, é benefício. Quando vai para o bolso de corruptos ou incompetentes, é prejuízo, e dos grossos.

Alguém acredita no que a Dilma fala? Do tipo "venham investir no Brasil, terra das mil e uma oportunidades"? Como eu disse, depois das últimas experiências, todos deveriam é fugir, Como muito que têm fugido mesmo, deixando as licitações sem proposta alguma.

Sinceramente, estou de saco cheio. Falta gente séria para governar este país. Acho que ele é ingovernável por diversos motivos. entre eles, seu enorme tamanho, excesso de população, excesso de pobreza, diferenças regionais que se acentuam cada vez mais. Está na hora de dividir o país e cada região ir para seu lado. Piorar não vai. Se alguém tiver outra ideia, pode dizer. O governo não vai ouvir mesmo. eles só ouvem a gangue a que pertencem.

Um comentário:

  1. O governo de Fernando Henrique Cardoso, em que pese o sacrilégio de ter enterrado as ferrovias nacionais, acabando de vez com os trens de passageiros, ainda tentou dar uma correção de rumo ao país. Infelizmente, depois veio Lula e a corja do PT, que mostraram que eram mesmo diferentes, e conseguiram não apenas entortar novamente o que FHC tinha conseguido endireitar, como ainda pioraram ainda mais o que já andava ruim neste país. Falam que o Brasil é o país do futuro, mas com este governo, acho que o Brasil é na verdade um país SEM futuro...

    ResponderExcluir