quinta-feira, 14 de março de 2013

SEM FERROVIA, CASA BRANCA É UMA CIDADE DECADENTE

A estação de Casa Branca-nova, no Desterro.
A cidade de Casa Branca, no norte do Estado de São Paulo, é uma das cidades mais antigas da região, tendo aparecido por volta de 1810 nas proximidades do antigo Caminho dos Goiases, estabelecido no século anterior e que ligava a cidade de São Paulo à capitania de Goiás.
Trilhos em Casa Branca em 1934
Quando a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro chegou à cidade em 1877, ou melhor, perto dela, contam os antigos que no final desse ano o Imperador Dom Pedro II, convidado para a inauguração da estação, ficou frustrado: as chuvas daquele ano atrasaram as obras e ele e sua comitiva tiveram de descer na estação do Aterradinho, a cerca de 6 quilômetros da entrada da cidade, e de lá seguir por carruagem em meio ao barreiro que se havia formado. Os trilhos paravam ali.
Trilhos em Casa Branca em 2000

A estação da cidade foi realmente inaugurada apenas em janeiro de 1878. Curiosamente, a linha passava pelo Aterradinho e seguia para a cidade, mas não por muito tempo. As obras para continuar a linha até Ribeirão Preto começariam em 1880 e a partir exatamente dessa estaçãozinha perdda no meio do nada. Com o ramal de Ribeirão Preto pronto em 1883, os trens agora vinham de Campinas, seguiam pelo Aterradinho até Casa Branca, voltavam pela mesma linha e seguiam, depois de parar novamente na estaçãozinha, seguiam para Ribeirão. 
A estação de Casa Branca-velha
Em 1887, o Aterradinho desapareceu e a linha passou a fazer uma grande curva para entrar na cidade e dali seguir para Ribeirão Preto. A estação de Aterradinho desapareceu, o trem agora seguia direto. Em 1887, um novo ramal da Cia. Ferrea Ramal do Rio Pardo, para São José do Rio Pardo, passou a sair da cidade, bifurcando-se da linha logo depois da estação de Casa Branca e seguindo para leste. 

O Ramal Ferreo foi comprado pela Mogiana no ano seguinte e posteriormente foi esticado até Mococa e Canoas, esta na divisa com Minas, com um ramal para Guaxupé.
Casa Branca já teve rotunda, derrubada há muito tempo.
No final dos anos 1940, uma variante, a Lagoa Branca-Tambaú, alterou o traçado de 1887. A linha-tronco passou a seguir para Ribeirão pelo sul da cidade, sendo construída uma estação nova no bairro do Desterro (Casa Branca-nova). A estação velha passou a fazer parte do ramal de Mococa, que passou a ter seu ponto inicial no Desterro.

Em 1991, o ramal de Guaxupé foi extinto. O de Mococa havia-o sido em 1966. A estação velha passou a ser a ponta de um curtíssimo ramal mantido apenas para o movimento de trens entre as estações velha e nova. Hoje, essa pequena linha também não existe. Não há ligação entre as duas estações. 

Quanto a Casa Branca, com seus enormes armazens de café e entroncamento de um ramal bastante movimentado e que se unia com a Rede Mineira de Viação já em Minas, não tem mais nada disso. É hoje uma cidade decadente, não tendo nem de longe a riqueza e importância que teve na primeira metade do século XX. A falta da ferrovia a matou.

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