quinta-feira, 21 de março de 2013

A EFÊMERA FERROVIA DE CIANORTE, PR

Cianorte foi mais uma das cidades do norte do Paraná fundadas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, neste caso, quando já não estava mais na mão dos ingleses, mas de paulistas, que a compraram em 1942.

Vale a pena clicar sobre o anúncio e lê-lo. Foi publicado em 9/7/1955.
Fundada em 1953, seu projeto seguiu a linha do urbanista inglês Ebenezer Howard e seu conceito de "garden cities" (cidades-jardim), o mesmo princípio que inspirou a Companhia City de São Paulo e seu vitorioso Jardim América da capital paulista, em 1913.

Se o desenho que aparece nesse anúncio publicado na Folha da Manhã de 1955, é o projeto real da cidade, não posso afirmar; porém, essa propaganda, feita dois anos após a fundação de Cianorte (cujo nome era uma abreviação que usava o nome da empresa que a construiu) foi publicada com o intuito de, claro, promover e vender lotes de terrenos na então novíssima cidade.

Note-se que aparecem o trem e o avião como meio de transporte. Se as casas que ali aparecem realmente já existiam, também não posso afirmar. Mas há automóveis, que, claro chegaram ali por rodovias.
A estação de Cianorte em 2011 (A Tribuna de Cianorte)
Cianorte hoje tem cerca de 83 mil habitantes. Porém, certamente não deve ela ao trem de passageiros esse crescimento, ao contrário, por exemplo, de Londrina e mesmo de Maringá. A linha prometida pela Rede de Viação Paraná-Santa Catarina em 1953 somente chegou a Cianorte em 1973, vinte anos depois de sua fundação e como ponta de linha - que deveria continuar até Umuarama, mas tal jamais aconteceu.

O primeiro trem correu nesse ano; quem fosse à cidade, no entanto, tinha de baldear para um trem menor em Maringá, até onde seguiam os trens que vinham de São Paulo via Ourinhos. Era, inclusive, um trem misto. Não durou muito. Para se ter uma ideia, quando acabaram os trens de passageiros para Londrina e Maringá, em 1982, a exten~soa para Cianorte já não funcionava.

A estação logo foi abandonada. Hoje, o pátio é inútil, trem cargueiro nenhum segue até ela, parando mesmo pelos lados de Maringá.

3 comentários:

  1. Ralph, toda vez que você fala de uma cidade que eu não conheço (as vezes só de nome) eu dou uma boa olhada no google earth e procuro pela estação e depois dou uma olhada pelo street view de alguma rua por perto, acho interessante. Fiz isso com Cianorte, parece que estou viajando até. Eu encontrei um site que fala que uma composição da ALL esteve por la em janeiro deste ano. Segue o link: http://www.reporteroliveirajunior.com.br/v2/?p=60108#more-60108
    De uma olhada depois. Abraços

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  2. Ok, eu vi agora o site. É um trem de capina química, sim. A ALL passa uma vez e volta quando encherem o saco de novo. É tipico de uma ferrovia que não é séria. Pena...

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  3. Ralph eu fiz o trajeto desde Cianorte pela ferrovia ate o rio Ivaí pelo Google Earth. O traçado é muito cheio de curvas e passa por varios trechos de mata bem fechada, inclusive a parte perto do rio quase que não dá pra identificar o traçado. Assim vou conhecendo as ferrovias e estações. Abraços

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