segunda-feira, 25 de março de 2013

ABRA A CERCA, O TREM (NÃO) VEM AÍ!

Ferrovia cercada em Magé. Foto Luiz Eduardo/Facebook, postada em 25/3/2013

Pois é, uma "descoberta" interessante sobre as ferrovias brasileiras... e, no caso, esta tem a concessão governamental para ser operada pela Ferrovia Centro-Atlântica - FCA.

Mas por que eu teria escrito "descoberta" assim, entre aspas? Porque, na verdade, não é a primeira vez que vi isso acontecer nos últimos anos. A fotografia colocada no Facebook por Luiz Eduardo - o qual não conheço - mostra uma cerca colocada sobre os trilhos por algum dono de terras da linha entre Magé e a estação de Visconde de Itaboraí, que faz parte da antiga linha do Litoral da saudosa E. F. Leopoldina.

Essa linha foi construída em diversas partes por diversas ferrovias pequenas e antigas desde os anos 1870 e nas décadas seguintes foram sendo juntadas umas às outras pela Leopoldina, que as comprava uma após a outra. Com isso, a velha ferrovia, que faliu nos anos 1890 e foi comprada por uma empresa inglesa que as teve nas mãos até 1950, construiu sua imensa malha, que cobria boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, o então Distrito Federal e o Espírito Santo, enquanto ainda estava inteira, até o início dos anos 1960.

Porém, a linha do Litoral, que ligava Niterói e o Rio de Janeiro a Macaé, Campos, Cachoeira do Itapemirim e Vitória, somente foi ligada ao Rio de Janeiro em 1927, quando foi construído justamente esse trecho entre Magé e Visconde de Itaboraí. Tal ligação permitiu aos trens que saíam da cidade do Rio de Janeiro. então Capital Federal, a seguirem diretamente para as cidades do Norte Fluminense e para o Espírito Santo.

O que acontecia até então era basicamente a viagem por barcas entre a Praça Mauá, no Rio, e Niterói, onde se tomava o trem para Campos em Maruí. Havia outras possibilidades, mas que demandavam baldeações, onde se tomava o trem na Praia Formosa (até 1926) e Barão de Mauá (depois disso), seguindo para Petrópolis, Três Rios, Recreio e dali a Campos outras cidades. Era mais fácil usar as barcas.

A partir de 1927, nem as barcas eram mais necessárias - mas, sem dúvida, era mais curto usá-las do que sair de Barão de Mauá, dar a volta pela baía da Guanabara e juntar com o trem vindo de Niterói em Visconde de Itaboraí, onde as duas linhas se juntavam.

A partir de 1960, o trem Cacique foi um passo à frente em conforto para uma longa viagem até Campos e /ou Vitória. Quando ele acabou, vinte e dois anos depois, já estava no bagaço, como o resto das ferrovias brasileiras.

Na linha do Litoral hoje somente rodam trens metropolitanos até Magé, pela Supervia. E rodaram até 2007, pela nefasta CENTRAL - empresa de trens metropolitanos do governo fluminense que hoje já não opera nada, embora ainda exista - trens de Niterói a Itaboraí. Dali para o norte fluminense, não mais desde os anos 1980.

A linha toda foi concessionada para a FCA em 1997. Ela até que operou cargas por algum tempo, mas já faz alguns anos que parou com tudo. Segundo informações recebidas, apenas autos de linha rodam hoje na linha - mais precisamente. de Itaboraí a Vitória. Ah! E não nos esqueçamos do trem turístico que roda próximo a Vitória, no belo trecho de serra capixaba, em finais de semana, patrocinado pela Serra Verde, empresa cuja especialidade é gerenciar e operar esse tipo de trens.

Ou seja, hoje a linha é uma linha praticamente fantasma, com grande potencial de transporte, mas que, como outras em território tupiniquim, não interessam às próprias concessionárias que detêm a licança para nelas operarem. E que hoje, em alguns trechos, têm seus trilhos cercados por outros interesses, sem que a FCA, no caso, se importe com o fato. É o Brasil-sil-sil, gente!

9 comentários:

  1. Perdoe minha ignorância, sr. Ralph, mas o que são " autos de linha"?

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  2. Fiz essa foto em 13/03/2011 em expedição feita com mais 4 companheiros em encontro do fórum TGVBR. Achei um absurdo isso aí. Imagina como não está hoje, 2 anos depois. Em várias expedições que fazemos, vemos tantos outros absurdos desse. Mas ainda acredito que existe uma luz no fim do túnel.

    Obrigado por utilizar minha foto para mostrar esse absurdo para seus outros leitores, que sei que são muitos. Quem sabe não se faça algum barulho com isso.

    Att

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  3. Carros pequenos, muitas vezes automoveis modificdos para andar sobre trilhos, para fiscalização da via permanente.

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  4. AhuahhuHAuhauahu
    Desculpe Ralph, mas eu não me contive, embora seja um absurdo só mesmo rindo de uma situação dessa, porque mesmo que não circule nada por ali por muitos anos isso não significa que o local mudou de dono. Absurdo!

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  5. Ralph,

    Se não me engano, a FCA mantém tráfego regular de cargueiros entre Cachoeiro e Vitória.

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  6. Ralph,
    Me corrija se eu estiver errado, mas essa linha não é aquela que acompanha parte da Rodovia que vai em direção a Região dos Lagos? Se for acho uma tremenda falta de visão dessas concessionárias. A quantidade enorme de gente que vai para a região dos lagos poderia justificar pelo menos uns 3 horários de trens de passageiro indo para Macaé e parando em algumas estações estratégicas. Nos feriados e principalmente no carnaval, onde os ônibus extras não dão vasão e as vans fazem a festa, seria uma maravilha, bastaria criar mais horários e acrescentar vagões. Sei la só uma opinião.

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  7. Gilson, assino embaixo.
    Batemos nessa tecla há tempos !
    Os congestionamentos e acidente são muitos !
    Queremos o "Cacique" de volta!

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  8. O trecho entre Niterói e Itaboraí ainda existe? Mais operado por qual empresa? Eu acho que não existe mais não e se existe, não é operado pela supervia.

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  9. Dennis, o trecho não existe mais desde o inicio de 2007.

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