quarta-feira, 13 de março de 2013

A PRESIDENTE DA REPÚBLICA GANHA PRÊMIO DE FERROVIÁRIA DO ANO - ALGUÉM EXPLICA POR QUÊ?


Nossa presidente foi eleita pela Revista Ferroviária, de meu amigo Gerson Toller, como a "Ferroviária do Ano".

Realmente, uma escolha política (que não foi do Gerson, mas o resultado de uma votação) lamentável.

Não vem ao caso aqui eu gostar ou não gostar da Presidente Dilma ou de seu partido político. O que eu fico  muito, mas muito surpreso mesmo, é que alguém que não entende coisa alguma de estradas de ferro, nem tenha conseguido até agora completar qualquer obra ferroviária sob sua responsabilidade, tenha sido eleita com esse título neste ano da graça de 2013.

A Trasnordestina caminha a passos de tartaruga. A Norte-Sul está parada. A ferrovia Oeste-Leste não sai do papel. Outras obras não-ferroviárias, mas não menos importantes, sendo a principal delas a transposição do São Francisco, ou não avançam a velocidade nem razoável ou estao paradas. Muitas estão atrasadas.

A Sra. Dilma Rouseff foi eleita como sendo uma "gerentona", que gerenciava com mão de ferro as obras do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento, plano criado durante o governo do seu antecessor, Luiz Inacio da Silva. Se era naquela época uma gerentona, eu não sei. Hoje, ela certamente não é.

Dirão muitos que o cargo dela não é de fiscalizar obras. Pode até ser. Mas ela teria então a obrigação de colocar gente que entenda do riscado para tocar as obras importantes de infra-estrutura. Ela não faz isso. Se fizesse, não estaria tudo do jeito que está.

Teria ela ganhado por insistir com o TAV? Mas só insistir não adianta. Há quatro anos, o TAV está na berlinda e os editais e licitações são apenas empurrados sempre um ano para a frente, todo santo ano. Em termos concretos, não avançou nada. E talvez nunca venha a avançar.

Escolher a presidente do Brasil para ser a Ferroviária do Ano só desmerece e desvaloriza o prêmio da Revista Ferroviária. E desmoraliza também as ferrovias brasileiras mais ainda, como também outras obras pendentes.

Há cerca de treze anos, a mesma revista escolheu o Governador Mario Covas como Ferroviário do Ano. E ele havia acabado de entregar a FEPASA, empresa estadual e a segunda maior ferrovia do País, à RFFSA, que na época estava moribunda e quase em estado de liquidação, e a um valor ridiculamente baixo. Foi preço de sucata. E por mais que queiramos exagerar, a FEPASA estava mal das pernas por absoluto abandono, mas não era realmente sucata. São Paulo perdeu suas ferrovias e jamais as recuperou. As concessionárias pouco se lixam para o Estado, que é praticamente um estado de passagem para as linhas que sobraram.

Mario Covas foi outro vexame em termos de ganhar esse prêmio.

Deus salve o Brasil.

13 comentários:

  1. Você usou um adjetivo adequado logo ao início: lamentável. Infelizmente parece que todo o progresso neste país segue uma fórmula que aprendi: dois passos para frente, cinco passos para trás. Nada contra a eleição da revista, mas que se houvesse elegido alguém que realmente contribui para a expansão (?) de nossas ferrovias. Pela seu texto e por esta minha opinião, será que existe algum candidado? Não posso responder porque apesar de gostar da história ferroviária não sou tão bem informado assim!

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  2. Será que a Dilma sequer SOUBE que recebeu tal honraria? E, caso tenha sabido, será que dedicou mais de cinco segundos de atenção?

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    1. Bom, ela terá de comparecer ao evento para receber o prêmio. No mínimo terá de mandar alguém para eceber se ela não puder (quiser) ir.

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  3. Acho que ela ganhou o reconhecimento pela "INTENÇÃO" de construir 12.000km de ferrovias. Seria como dar um premio de Melhor Jogador do Ano a uma revelação do futebol pelos gols que ele, "ainda" iria fazer. Durma com um barulho deste.

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  4. Eu nao sei qual o verdadeiro motivo dessa indicação a esse prêmio, mas é incrível como a política estraga tudo, com certeza alguém que realmente mereceria esse prêmio talvez nem tenha constado na lista de prováveis ganhadores. Mas também o que vai mudar ganhar ou não esse prêmio, sendo que as obras mesmos ficam a ver navios!

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  5. Ralph! você deveria ser este ganhador...nada seria mais justo! isto pelo o seu trabalho realizado entre 1996 á 2013...

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  6. Deviam chamar o Presidente da Valec ou da SUPERVIA para entregar o prêmio para ela ai a festa ia estar completa.

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  7. Lamento dizer, mas do jeito que as coisas andam neste país, nem mesmo Deus consegue salvar o Brasil. Dizem que é por isso inclusive que o novo Papa é argentino, e no que diz o ditado popular que Deus é brasileiro, acho que ele deve estar pensando seriamente em mudar de cidadania, porque nos últimos tempos, o Brasil mostra não estar mais valendo a pena para nada...

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  8. Caro Alexandre,acho que a Dilma não soube aliás lá no PT ninguém sabe de nada....kkkkkkkkkkk
    Agora Rodrigo fez uma bela observação,o sr. Ralph que merecia este prêmio afinal o site e o blog diz tudo e mais um pouco a respeito de ferrovias seja atualmente ou antigamente.

    Clayton/Ribeirão Pires-SP

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  9. É.... fico pensando viu! E lendo os comentarios, eu deixo aqui meu parecer, que é o mesmo de todos! Como pode um premio desses? Será que é justo? Eu garanto que se ela pelo menos conseguisse desafogar o porto de santos tipo, priorizando o setor ferroviario! Aí sim! Ela mereceria!

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  10. Isso porque foi uma revista que deu o prêmio. E quando ela foi condecorada como Grã-Mestra da Ordem do Mérito da Defesa? O que ela fez de tão relevante para o Brasil para receber tal condecoração?
    http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/04/05/presidenta-dilma-recebe-insignia-de-gra-mestra-da-ordem-do-merito-da-defesa

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  11. Irretocável! Mas eu acho que ela foi eleita ferroviária do ano pois concorria com o Dr Jókinha, que deve ter sido desclassificado depois de alguns pequenos problemas com o Ministério Público.

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