sexta-feira, 7 de setembro de 2012

BONDES EM SANTANA



Hoje recebi duas fotografias: uma, de 1957, tirada por William Jansenn, americano que fotografou muito São Paulo nos anos 1950 e 1960. A fotografia foi enviada por Wanderley Duck e pertence ao acervo de Allen Morrison, este americano e um dos maiores especialistas em bondes paulistanos e mundiais.

A outra foi "retirada" do Google Maps pelo Wanderley Duck, mostrando o mesmo ponto da outra fotografia, mas hoje.

Comparem as duas. A de 1957 mostra a linha de bonde de Santana, dando a volta no quarteirão, na pista bairro-centro da avenida Cruzeiro do Sul de então. Era o balão de retorno do bonde da linha da rua Voluntários da Pátria.

Wanderley esclarece que o local da fotografia é na avenida e os trilhos de trem (bitola mista) que aparecem são os do trem da Cantareira e o exato trajeto deles hoje é ocupado pela linha do metrô, Norte-Sul. Fica, no entanto, a dúvida se a foto é mesmo de 1957 ou entre 1959 e 1964, pois a bitola mista da Cantareira naquele trecho teria sido implantada somente em 1959 (para ser arrancada em 1964). Mas, no caso, este é o menor problema.

No canto inferior direito hoje é a estação Santana do metrô. A rua que cruza, a rua onde o bonde está entrando, é a Rua Dr. Gabriel Piza e o prédio amarelo da esquerda ainda existe, é a Escola Estadual Padre Antonio Vieira. As árvores cresceram desde então no pátio da escola.

Ao fundo, a rampa onde termina a avenida. Onde havia casas, hoje há prédios e mais prédios.

E eu digo que, daqui a 50 anos, quando não estivermos mais aqui, as listas de discussão da Internet (ou, obviamente, suas equivalentes, já que duvido que ainda existirão como as conhecemos hoje), não haverá mais ninguém vivo que tenha conhecido os bondes de São Paulo.

E as memórias acabarão, ficarão só as lendas.

Um comentário:

  1. Olá Ralph, gostei muito dessa matéria, principalmente da foto que mostra o prédio da atual escola Cepav. Estudei lá uns 6 anos atrás e lembro dos detalhe arquitetônicos do prédio, as grandes janelas e portas, as escadarias, e o piso externo. É um prédio lindo. Também sou louco por toda a história de Santana. Se você tiver mais alguma matéria ou foto, manda pra mim no jromachado@gmail.com ou posta no blog. Também gostei da sua matéria sobre a rua da Coroa que tem o mapa da região!! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir