quarta-feira, 26 de setembro de 2012
A SOLIDÃO DO ABANDONO
A fotografia acima me impressionou bastante. Ela foi tirada em 2001, quando trens já não passavam mais pelo local, abandonados pela concessionária CFN - hoje chamada de Transnordestina.
Como a placa mostra, ali é a divisa entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Se quem escreveu a placa e colocou ali respeitou a convenção existente, o fotógrafo estava no Rio Grande do Norte e as estruturas ao fundo estão na Paraíba. Ou seja, o sentido da linha é sul.
Dá uma impressão de pobreza enorme. A própria estrutura, claramente abandonada, deve ter sido algum tipo de armazém, talvez utilizado anteriormente pela ferrovia. O mato ralo, a linha mal cuidada, o jegue pastando (na Paraíba, pois está atrás da placa), uma pequena construção que parece ser ou ter sido uma capelinha (oratório, como falam), mas, como não se pode ver a tradicional cruz que estaria (ou não) atrás da placa, pode ser apenas algum pequeno depósito abandonado.
Parece tudo muito seco, como é mais comum naquelas paragens de sertão. A linha férrea liga Recife a Natal, passando pela Paraíba. Para ir a João Pessoa, havia que se tomar um ramal. Com exceção dos trecho metropolitanos de João Pessoa e de Natal, que têm linhas com trens metropolitanos operados pela CBTU, o resto está largado, sem uso. Ainda há composições cargueiras que ligam Recife a pouco além de Campina Grande, na Paraíba. Mais para a frente, esse ramal, que liga Campina Grande a Souza, na Paraíba ocidental, está desativado.
A ferrovia no nordeste, nunca muito utilizada no passado, está hoje quase totalmente abandonada. A imagem mostrada, volto a dizer, caracteriza muito bem esse abandono absurdo e inexplicável, exceto pelo desleixo dos governos atuais em relação às estradas de ferro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ralph
ResponderExcluirvc têm certeza que a ferrovia está desativada entre Campina Grande e Sousa??? Além de não ter visto nenhuma matéria na imprensa, a ligação Recife - Fortaleza é a principal linha da ex-CFN. Sem essa ligação, a ferrovia não têm razão de existir. No Google Street View vi vários trechos da ferrovia em Patos-PB, sem nenhum indício de interrupção de tráfego. Fico antecipadamente agradecido pelo seu esclarecimento.
amigo desativado acho q ainda nao, pq semana passada passou aki em patos pb,duas locomotivas puxando uns 15 vagoes sentido a cidade de sousa pb,agora q fazia tempo q passou um trem aki isto uns 4 anos se nao me engano,mas infelizmente acho q raridade dessa nunca mais, olha eu nao sei como este trem passou aki, os trilhos estavam coberto de terra sem falar do mato q engoliu os trilhos,total descaso mesmo.
ExcluirJoão, a informação veio do Nicholas Burman, que chegou a ver esse trecho bem recentemente. Ele disse que os trens vão somente hoje até um trecho pouco além de Campina Grande; daí a Souza, há trechos em que a terra já cobriu s trilhos. É o que posso dizer. Agora, do outro lado da linha, próximo a Souza e Patos, pode ser que ainda parta algo para Fortaleza, O que parece é que há um longo trecho entre Souza e Campina que não está sendo usado mais.
ResponderExcluirOs Trechos da Paraíba,Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte estão desativados,a TLSA está operando no Ceará,Piauí e Maranhão, o movimento de trens nestes Estados é muito bom. Pernambuco em breve terá a Nova Transnordestina e o ramal de Alagoas será reformado em breve, já a Paraíba e o RN correm o risco de ficarem sem trens para sempre!
ResponderExcluirisso ja era certo de acomtecer com a paraiba e natal. pois a cfn. a tempos ja abomdonou essas ferrovias daqui, a mais de 5 anos que nao chega nemhuma composiçao de trems aqui em joao pessoa , a limha cemtro que liga joao pessoa a itabaiana. o mato ja cobriu a mesma, falta so a desativaçao total pela cfn.quamdo a nova ferrovia estiver promta. ai sim sera estinta de uma vez.e os paraibanos verao um patrimonio que levou muitops anos para ser comstruido ir por agua abaixo.
ResponderExcluir