quarta-feira, 1 de agosto de 2012

QUANDO OS TRENS TINHAM IMPORTÂNCIA NO BRASIL


Em 1944 e também por muitos outros tempos antes e depois, até a hecatombe que começou mesmo nos anos 1960, o Brasil era um país normal, que tinha o trem como seu orincipal transporte de massa. Falo de trens de passageiros.

Na época, embarcar para o Rio de Janeiro pela "litorina"da Central do Brasil - uma automotriz que era (no caso acima mostrado) fabricada pela FIAT era algo muito bom. A alternativa era viajar numa estrada de terra batida que tinha bem mais que os 400 km de hoje (a atual Via Dutra) ou tomar um caríssimo avião.

A litorina fazia o percurso em 8 horas. Podia-se ainda escolher o noturno - ou seja, a composição Cruzeiro do Sul (1928-1952), mais tarde substituída pelo Santa Cruz (1952-1991) e no "fim dos tempos" pelo Trem de Prata (1994-98) - e, se se tivesse menos dinheiro, trens paradores e até mistos durante o dia. É verdade, hoje dá para fazer em 5 horas de carro ou ônibus - se não pegarmos congestionamento em São Paulo e Guarulhos e na Baixada Fluminense.

Também podemos ir de avião, bem mais barato hoje, mas depende ainda assim de se arranjar uma passagem mais em conta comprando-a com muita antecipação, num vôo que não dura mais de 40-45 minutos, se tanto. Porém, você gasta mais tempo para chegar de carro, táxi ou ônibus ao aeroporto - às vezes, mais de uma hora dentro de São Paulo e Rio. E ainda espera o embarque por no mínimo meia hora na sala de espera lotada de gente.

A seleção paulista ia disputar a final do campeonato nacional de seleções, comum nessa época. E ia, claro, de trem. Outros tempos, mesmo.

2 comentários:

  1. Nunca deveria ter acabado as ferrovias.
    Hoje seria tudo melhor, se nada tivesse mudado. Mas fomos vencidos pelo imperialismo americano, que nos vendeu as montadoras de carros, encheu nossas estradas, matou muitas pessoas, poluiu nossos ares, e ficamos satisfeitos com tudo isso.
    Viajei várias vezes do interior, até a Capital de Sp, e de lá até Santos. Tudo de trem.
    Hoje isso é impossivel.
    Q pena.

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  2. A ligação Rio - São Paulo é a mais importante do Brasil desde 1890, antes a ligação Rio - Juiz de Fora era a primeira parte do que se desmembrava em dezenas de opções de destino de Goiás ao Ceará usando o São Francisco como opção. Pois bem, nesses 120 anos a Ferrovia dominou metade e se não avançou foi graças ao que fala a Iara e ao americanismo que apiou no poder com a República e teve em Washington Luiz o seu mais fervoroso devoto. A sobrevida se deve as insuficientes iniciativas de Getúlio Vargas, João Goulart e Geisel.

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