Fachada da estação Barão de Mauá, construída em 1926 (Autor desconhecido)
O artigo abaixo foi escrito pelo vice-presidente da AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Luiz Octávio da Silva Oliveira, há alguns dias atrás. Estou transcrevendo-o com a autorização do próprio, para que o Brasil saiba que o Rio de Janeiro, que vai sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas daqui a 2 e 4 anos respectivamente, não sabe, como o resto do Brasil também não, preservar seu patrimônio. A situação degradante da estação Barão de Mauá é apenas a repetição de filmes que já vimos com outros imóveis em outras cidades, grandes e pequenas. Segue:
"A estação Barão de Mauá, sede da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, já é conhecida como “a casa da Mãe Joana”, tal a balbúrdia que ali tem acontecido.
O problema da estação não se resume à degradação das instalações. Sem trens há algum tempo, sua gare tem sido alugada pela Supervia para eventos que constrangem os ferroviários: festas com música eletrônica, conhecidas como “rave”, onde a droga rola livremente e o sexo é praticado publicamente. Até morte já aconteceu em uma delas.
Seu pátio está ocupado por atividades totalmente estranhas a uma estrada de ferro, como um depósito de veículos apreendidos, dependências da Escola Nacional de Circo, órgãos da Defesa Civil e um grande canteiro de obras do Consórcio Construtor da Linha 4 do Metrô, que poderá inviabilizar ou dificultar a implantação de projetos como o Expresso Imperial - ligação entre Petrópolis e Rio, o terminal do TAV – Trem de Alta Velocidade e o Museu Ferroviário Nacional.
Um detalhe: o complexo da estação, que pertence à União, foi cedido graciosamente à Supervia pelo Governo do Estado, que detem apenas 50% de sua posse (não a propriedade). Tudo sob o olhar complacente e omisso dos órgãos federais. Uma estranha transação.
Por tudo isso, a AENFER – Associação de Engenheiros Ferroviários, o Instituto Rio Carioca e o Instituto Uniarte impetraram uma Ação Civil Pública, que está tramitando na Justiça Federal. Pedem a responsabilização do Governo do Estado, por ceder a terceiros algo que não lhe pertence; o INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, que tombou a Estação, por omissão; a Supervia, pelo uso indevido do imóvel que lhe foi cedido; órgãos da União (IPHAN, SPU e Inventariança da Extinta RFFSA), por complacência e omissão.
O processo, com o nº 0007795-68.2012.4.02.5101, encontra-se em poder do Juiz da 23ª Vara Federal no Rio de Janeiro. Além de uma inicial com 16 páginas, a Ação contém mais de 300 folhas com farta documentação e registros fotográficos dos descalabros que assolam a Estação desde 2005. O texto completo da inicial da Ação pode ser lido no site do MPF – Movimento de Preservação Ferroviária – www.trembrasil.org.br
Em tempo: apesar da Ação referida, a farra continua. A partir do dia 22 de agosto, em 72 horas uma “intervenção relâmpago” foi realizada para colocar 5 vigas metálicas pesadas, apoiadas sobre colunas e atravessando a gare, para um evento cultural que acontecerá entre 10 de setembro e 14 de outubro. A agressão ao visual da gare e o questionamento sobre a segurança do imóvel e das pessoas que nele trabalham ou transitam repercutiram na grande imprensa: o jornal Folha de São Paulo publicou em sua edição de 27 de agosto uma matéria de autoria do jornalista Fábio Brisola, com o título “Evento da Nike põe vigas em prédio tombado – Estrutura que prenderá obra inspirada em tênis não teve aval do patrimônio histórico”. Consta que, por causa dessa repercussão, o INEPAC teria saído de sua imobilidade e visitado a estação na mesma data, concedendo uma autorização depois da intervenção já consumada. Lamentável!
Basta de ações, complacências e omissões. Os ferroviários e ferroviaristas pedem providências imediatas, para evitar que os danos se tornem irreversíveis. Antes que seja tarde demais."
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
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Estive lá, com mais alguns membros do fórum "Trilhos do Rio" e o que vi realmente me deixou bem chateado: as máquinas de inestimável valor histórico como o "Série 100", a locomotiva "Biriba" e outras foram manobradas das plataformas e abandonadas nas linhas sem cobertura do pátio. Agora apodrecem de vez !
ResponderExcluirOutra coisa: o trem reformado em 2005 (!!!) que seria utilizado na linha do extinto "Barrinha" está praticamente grafitado por inteiro ! Pelo menos o interior, até onde pude ver, está intacto e conservado.
E pra completar, senti na hora o efeito da estação ter sido passada para a administração da Supervia: um segurança veio me proibir de fazer fotografias no local ! ! ! Típico ...
Olá Halph,
ResponderExcluirInfelizmente acho que se não houver algum projeto rentável para os políticos o destino da estação de Barão de Mauá não será diferente de outras Brasil a fora. Aqui no Rio por conta dos “grandes eventos” estão derrubando tudo, seja histórico ou não. A estação Francisco Sá, a poucos metros de Barão de Mauá, apesar de tombada já teve suas plataformas retiradas este ano e não sei se o prédio, tombado pelo patrimônio histórico, foi junto.
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/viewtopic.php?f=85&t=260
http://amantesdaferrovia.com.br/photo/esta-o-francusco-s-estado-atual-04-05-2012-demolida-24?xg_source=activity
A de Triagem foi toda reconstruída, mas a antiga parece que vai ser demolida.
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=324
Em fim, a história vai indo embora, antigo e novo não podem caminhar juntos nesse nosso país...
No link abaixo o álbum de Edson Vander, no Facebook, mostrando a estação antes e depois, atualmente:
ResponderExcluirhttp://www.facebook.com/#!/media/set/?set=a.155045797952326.30393.100003407196935&type=3
Obs.: ontem postei um comentário, mas não apareceu ...
Ralph, por aqui dá para ter uma idéia do cipoal de confusão burocrática e jurídica que envolve as tentativas de preservação da memória ferroviária brasileira, mesmo quando há um pouco de boa vontade por parte do poder público.
ResponderExcluirA estação Sobradinho, do ramal de Catalão da Mogiana, em Uberlândia, ameaça desabar. E nada pode ser feito.
http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/08/estacao-sobradinho-corre-risco-de-desabamento-em-uberlandia-mg.html
Fico feliz que esse blog ainda está de pé! Te mandei uma foto antiquissíma da estação Varzéa Paulista. Grande abraço
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