segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A ESTAÇÃO BARÃO DE MAUÁ , FECHADA E ABANDONADA HÁ 10 ANOS

Fachada da estação Barão de Mauá, construída em 1926 (Autor desconhecido)

O artigo abaixo foi escrito pelo vice-presidente da AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Luiz Octávio da Silva Oliveira, há alguns dias atrás. Estou transcrevendo-o com a autorização do próprio, para que o Brasil saiba que o Rio de Janeiro, que vai sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas daqui a 2 e 4 anos respectivamente, não sabe, como o resto do Brasil também não, preservar seu patrimônio. A situação degradante da estação Barão de Mauá é apenas a repetição de filmes que já vimos com outros imóveis em outras cidades, grandes e pequenas. Segue:

"A estação Barão de Mauá, sede da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, já é conhecida como “a casa da Mãe Joana”, tal a balbúrdia que ali tem acontecido.

O problema da estação não se resume à degradação das instalações. Sem trens há algum tempo, sua gare tem sido alugada pela Supervia para eventos que constrangem os ferroviários: festas com música eletrônica, conhecidas como “rave”, onde a droga rola livremente e o sexo é praticado publicamente. Até morte já aconteceu em uma delas.

Seu pátio está ocupado por atividades totalmente estranhas a uma estrada de ferro, como um depósito de veículos apreendidos, dependências da Escola Nacional de Circo, órgãos da Defesa Civil e um grande canteiro de obras do Consórcio Construtor da Linha 4 do Metrô, que poderá inviabilizar ou dificultar a implantação de projetos como o Expresso Imperial - ligação entre Petrópolis e Rio, o terminal do TAV – Trem de Alta Velocidade e o Museu Ferroviário Nacional.

Um detalhe: o complexo da estação, que pertence à União, foi cedido graciosamente à Supervia pelo Governo do Estado, que detem apenas 50% de sua posse (não a propriedade). Tudo sob o olhar complacente e omisso dos órgãos federais. Uma estranha transação.

Por tudo isso, a AENFER – Associação de Engenheiros Ferroviários, o Instituto Rio Carioca e o Instituto Uniarte impetraram uma Ação Civil Pública, que está tramitando na Justiça Federal. Pedem a responsabilização do Governo do Estado, por ceder a terceiros algo que não lhe pertence; o INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, que tombou a Estação, por omissão; a Supervia, pelo uso indevido do imóvel que lhe foi cedido; órgãos da União (IPHAN, SPU e Inventariança da Extinta RFFSA), por complacência e omissão.

O processo, com o nº 0007795-68.2012.4.02.5101, encontra-se em poder do Juiz da 23ª Vara Federal no Rio de Janeiro. Além de uma inicial com 16 páginas, a Ação contém mais de 300 folhas com farta documentação e registros fotográficos dos descalabros que assolam a Estação desde 2005. O texto completo da inicial da Ação pode ser lido no site do MPF – Movimento de Preservação Ferroviária – www.trembrasil.org.br

Em tempo: apesar da Ação referida, a farra continua. A partir do dia 22 de agosto, em 72 horas uma “intervenção relâmpago” foi realizada para colocar 5 vigas metálicas pesadas, apoiadas sobre colunas e atravessando a gare, para um evento cultural que acontecerá entre 10 de setembro e 14 de outubro. A agressão ao visual da gare e o questionamento sobre a segurança do imóvel e das pessoas que nele trabalham ou transitam repercutiram na grande imprensa: o jornal Folha de São Paulo publicou em sua edição de 27 de agosto uma matéria de autoria do jornalista Fábio Brisola, com o título “Evento da Nike põe vigas em prédio tombado – Estrutura que prenderá obra inspirada em tênis não teve aval do patrimônio histórico”. Consta que, por causa dessa repercussão, o INEPAC teria saído de sua imobilidade e visitado a estação na mesma data, concedendo uma autorização depois da intervenção já consumada. Lamentável!

Basta de ações, complacências e omissões. Os ferroviários e ferroviaristas pedem providências imediatas, para evitar que os danos se tornem irreversíveis. Antes que seja tarde demais."

5 comentários:

  1. Estive lá, com mais alguns membros do fórum "Trilhos do Rio" e o que vi realmente me deixou bem chateado: as máquinas de inestimável valor histórico como o "Série 100", a locomotiva "Biriba" e outras foram manobradas das plataformas e abandonadas nas linhas sem cobertura do pátio. Agora apodrecem de vez !
    Outra coisa: o trem reformado em 2005 (!!!) que seria utilizado na linha do extinto "Barrinha" está praticamente grafitado por inteiro ! Pelo menos o interior, até onde pude ver, está intacto e conservado.
    E pra completar, senti na hora o efeito da estação ter sido passada para a administração da Supervia: um segurança veio me proibir de fazer fotografias no local ! ! ! Típico ...

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  2. Olá Halph,
    Infelizmente acho que se não houver algum projeto rentável para os políticos o destino da estação de Barão de Mauá não será diferente de outras Brasil a fora. Aqui no Rio por conta dos “grandes eventos” estão derrubando tudo, seja histórico ou não. A estação Francisco Sá, a poucos metros de Barão de Mauá, apesar de tombada já teve suas plataformas retiradas este ano e não sei se o prédio, tombado pelo patrimônio histórico, foi junto.

    http://www.trilhosdorio.com.br/forum/viewtopic.php?f=85&t=260

    http://amantesdaferrovia.com.br/photo/esta-o-francusco-s-estado-atual-04-05-2012-demolida-24?xg_source=activity

    A de Triagem foi toda reconstruída, mas a antiga parece que vai ser demolida.
    http://www.trilhosdorio.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=324

    Em fim, a história vai indo embora, antigo e novo não podem caminhar juntos nesse nosso país...

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  3. No link abaixo o álbum de Edson Vander, no Facebook, mostrando a estação antes e depois, atualmente:

    http://www.facebook.com/#!/media/set/?set=a.155045797952326.30393.100003407196935&type=3

    Obs.: ontem postei um comentário, mas não apareceu ...

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  4. Ralph, por aqui dá para ter uma idéia do cipoal de confusão burocrática e jurídica que envolve as tentativas de preservação da memória ferroviária brasileira, mesmo quando há um pouco de boa vontade por parte do poder público.

    A estação Sobradinho, do ramal de Catalão da Mogiana, em Uberlândia, ameaça desabar. E nada pode ser feito.

    http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/08/estacao-sobradinho-corre-risco-de-desabamento-em-uberlandia-mg.html

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  5. Fico feliz que esse blog ainda está de pé! Te mandei uma foto antiquissíma da estação Varzéa Paulista. Grande abraço

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