sexta-feira, 25 de junho de 2010

TEMPOS SEM COMPUTADOR


Bons tempos em que não havia computador, nem fotoshop.

As coisas davam mais trabalho, mas eram mais bonitas, mais singelas.

Acima, a capa do programa que meu avô Sud recebeu no Colégio Estadual e Escola Normal de Mogi das Cruzes, em 1945, quando ele ocupava o cargo de Diretor-Geral do Ensino no Estado de São Paulo.

Era uma folha de cartolina dobrada em duas, fazendo uma pasta, que tinha, amarrada com uma fita verde-amarela, uma folha de papel interna, também dobrada em duas, dando o programa da "Sessão Solene de Inauguração da Escola Normal Estadual".

No programa, o diretor da escola fazia a abertura. O Orfeão Normalista de Rio Claro cantava o Hino Patriótico. Havia discursos feitos pelo Secretário da Educação e por uma normalista de Mogi das Cruzes. Havia também a inauguração de um retrato de meu avô. Mais discursos e mais cantos. Antes do encerramento, eram declamados versos.

Podia ser uma chatice, realmente, mas, naquele tempo isso ajudava a passar o tempo.

Quem terá feito o desenho do convite?

4 comentários:

  1. Ralph, sou do jornal Gazeta Nossa em Jaboatão, e estou fazendo uma matéria sobre o abandono da Estação Ferroviária. Posso utilizar duas fotos antigas de seu site "Estações Ferroviárias", com o devido crédito dos autores?

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu e-mail é redacao@gazetanossa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sim, Paulo, pode usar... cite o autor da foto e o site. E eu gostaria depois de ver a matéria publicada... dá para mandar por e-mail? Grato, Ralph

    ResponderExcluir
  4. De fato, hoje parece uma chatice. Mas em tempos em que não havia TV, muito menos internet, e o rádio ainda devia ser meio precário (se é que já existia), até injeção na testa era lazer... :))))

    ResponderExcluir