terça-feira, 15 de junho de 2010

SUD, INTERVENTOR DE SÃO PAULO?


Em 1932, quando Getúlio Vargas ainda era o Presidente da Junta Governativa e governava por decretos federais, a troca de interventores nos Estados era uma constante. Em São Paulo, então, "terra non-grata", a troca era mais corriqueira. Havia de ser alguém altamente confiável. Em março desse ano, foi nomeado Pedro de Toledo, velho diplomata, mais por pressão da ala paulista de Miguel Costa do que por desejo de Getúlio. Antes, porém, vinha a escolha.

A charge acima mostra a capa da revista "O Malho", desenhada pelo famoso caricaturista Luiz Sá, também desenhista das histórias em quadrinhos de Reco-Reco, Bolão e Azeitona, na revista infantil "O Tico-Tico". Não sei, realmente, quem são as pessoas retratadas no alvo, com exceção de uma. Esta pessoa é também a razão de esta capa ter sobrevivido nos arquivos de meu avô. Pois era ele mesmo. Ele está retratado no sujeito de óculos do lado esquerdo, ao alto.

Acabei não indo, por falta de tempo, atrás de mais literatura sobre esta época - cito como "esta época" justamente os dias em que Sud foi cotado para ser interventor paulista. Não sei como terá ele reagido a isto, se queria realmente o cargo ou se preferia ficar fora da linha de tiro - mas o fato é que ele era o braço direito do General Miguel Costa, comandante das milícias na época e o "governador militar" de São Paulo. Não faltava, porém, muito tempo para ele se indispor com Getúlio Vargas, o que ocorreria pouco antes da revolução de julho de 1932.

A revista, infelizmente, não tem a data na capa - mas é 1932, pela assinatura de Luiz Sá, em baixo na capa, à direita. E antes da revolução. Eu é que deduzo, talvez erradamente, que tenha sido na época em que finalmente foi escolhido Pedro de Toledo.

Em todos os escritos de Sud, jamais li uma linha dele referindo-se a ele ter sido um dos selecionáveis para o cargo. Porém, não foi somente nesta capa de O Malho que li sobre sua possível nomeação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário