domingo, 20 de junho de 2010

EDIFÍCIO COLUMBUS

Revista VEJA, 30/9/1970 - o Edifício em pé, à esquerda, e, em 1970, já demolido, vê-se a avenida 23 de Maio, não existente na primeira foto, à esquerda.

Eu, realmente, jamais havia ouvido falar dele. Este edifício - o Columbus - foi construído e entregue no ano de 1932, projetado pelo arquiteto Rino Levi, para ser o primeiro edifício de luxo da Capital paulista. E cumpriu com o que havia se proposto.

Tanto cumpriu que, em 1970, foi demolido. Demolir um edifício de luxo, com nove andares, de apenas 38 anos? O motivo parece ter sido claro. Quando ele foi inaugurado, ficava a três quarteirões da Praça da Sé, na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, na esquina com o viaduto Dona Paulina, local bem, na época. Em 1970, a avenida 23 de Maio, recém-aberta, já com trânsito pesado, passava nos seus fundos, encostando na sua parte traseira, enquanto o viaduto da Brigadeiro, agora à sua frente, descendo do largo de São Francisco, já apresentava grandes sinais de deterioração.

O curioso foi que a reportagem de sua demolição foi publicada na revista VEJA, edição de 30 de setembro de 1970. Eu tive acesso a essa reportagem há cerca de três semanas apenas, por coincidência. E hoje, domingo, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma nota sobre a existência do prédio (dizendo que a demolição foi em 1971, mas foi, na verdade, um ano antes). A VEJA dizia que ele foi demolido para dar origem a uma garagem. Na verdade, hoje, no local do prédio, existe apenas um local vazio, um barranco entre a Brigadeiro e a 23 de Maio.

Poucos prédios de apartamentos foram demolidos em São Paulo. Lembro-me de alguns: um na avenida Paulista, há uns 4-5 anos atrás e dois na construção da grande Praça da Sé durante o metrô: o Palacete Santa Helena e o Mendes Caldeira. Sim, houve outros... infinitamente poucos, se comparados com o número de habitações monofamiliares que foram postas abaixo nos últimos cem anos, para reconstrução de novas casas, estacionamentos, alargamento de avenidas ou edifícios de escritórios ou residenciais.

O fato é que o Columbus deve mesmo ter sido um excelente local para se morar: afinal, teve apenas trinta e oito anos de existência, foi demolido há quarenta anos e até hoje merece citações a seu nome.

8 comentários:

  1. Olá Ralph! Parabéns pelo blog! Sempre tive a curiosidade de saber onde se localizava o Edifício Columbus. Gostaria apenas de fazer uma pequena correção: Rino Levi não era italiano. Embora seus pais fossem italianos, ele nasceu em São Paulo, no ano de 1901.
    Abraços,
    Mario Videira

    ResponderExcluir
  2. Olá Ralph! Parabéns pelo blog! Sempre tive a curiosidade de saber onde se localizava o Edifício Columbus. Gostaria apenas de fazer uma pequena correção: Rino Levi não era italiano. Embora seus pais fossem italianos, ele nasceu em São Paulo, no ano de 1901.
    Abraços,
    Mario Videira

    ResponderExcluir
  3. E o Santa Helena (que você também citou) parecia ser muito bonito. Ele também faz parte das polêmicas dos edifícios que não precisavam ser demolidos. Já ouvi falar até de projetos de reconstrução (que me pareceram um pouco exagerados) e existem até livros completos sobre ele. Cidade é mesmo um assunto complexo.

    ResponderExcluir
  4. Apreciei o seu comentario sobre o assunto. Como sou ávido por cenarios antigos da nossa cidade até montei um pequeno arquivo com varias imagens de locais do bairro do bexiga e adjacências que mostram o tal Edificio Columbus como panorama de fundo, eis que, por se tratar do primeiro edificio residencial com 9 andares, ele claramente se destacava dentro da paisagem paulistana. Rino Levi deixou grandes obras, entre elas o Cine Ipiranga e seu anexo o Hotel Excelsior O Cine
    Art-Palacio e inumeros predios no bairro de Higienopolis.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ralph...Encontrei seu blog por acaso e gostei muito. Meu nome é Jemima, sou uma paulistana de 41 anos e gêmea bivitelina com uma história incomum. Foi pensando no meu relacionamento gemelar que criei um blog para reunir histórias de gêmeos, contadas por eles próprios ou por seus familiares. Vale ressaltar que todos os textos são postados com os devidos créditos.
    http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com
    E-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
    Twitter: @vizinhosdeutero

    ResponderExcluir
  6. Ralph, o livro "Saudades de São Paulo", com fotos da cidade de Claude Levy-Strauss quando aqui morou na década de 1930, traz duas fotos do edifício Columbus, mas de difícil identificação do seu exato posicionamento. Quando vi a foto a que se refere, no Estadão, peguei o livro e fiquei tentando entender. Difícil, porque toda essa região mudou demais na virada da década de 30 para 40, por causa da abertura da então av. Itororó, hoje 23 de Maio. Seu texto, e em especial a foto que postou, colabora super para esclarecer isso. Aquele prédio volumoso bem no alto da foto, á distância, seria a igreja ortodoxa do Paraíso? Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Já corrigi no texto, Rino Levi não era italiano.

    ResponderExcluir
  8. Lembro bem desse edifício, pois morava perto à época. Nunca entendi porque foi demolido. Recordo que foi a Prefeitura que demoliu, ia fazer não sei o que no local. A memória dele perdeu-se, ninguém mais lembra que havia um prédio no terreno hoje vazio. Hoje soube que o autor foi o Rino Levi, e graças a seu blog finalmente achei uma foto dele. Obrigado ! Luiz Salles- S.Paulo-SP

    ResponderExcluir