terça-feira, 8 de abril de 2014

UM DIA O TREM PASSOU POR AQUI

Realmente, a estação de Cordeiro - hoje Cordeiropolis - era maravilhosa em 1918. Noventa e quatro anos depois, estava assim, largada, inútil (Foto de minha autoria - 2012).

Este texto foi transcrito de meu livro Um dia o Trem Passou por Aqui. Esgotado, infelizmente. Na verdade, este parágrafo foi escrito por mim apenas em suas primeiras cinco linhas abaixo; a partir das aspas, seguia-se uma transcrição de uma pequena parte do livro Álbum dos 50 Anos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, lançado em 1918. Pretendo lançar a segunda edição do livro, mas há uma questão de tempo para prepará-lo. Leiam:

 Era realmente diferente com a Paulista, a ferrovia que acertava o relógio das cidades com a chegada do seu trem de passageiros. Em 1918, quando completou cinqüenta anos de fundação, a empresa lançou um livro que mostrava fotos de quase todas as localidades em que estava presente, além de descrever a sua situação atual. No sentido de mostrar o que fazia para os seus passageiros, descrevia assim suas instalações no ramal de Descalvado:

 “Cordeiro, estação antiga, mas uma das melhores da Companhia, já antes da reforma, e hoje ampliada com magníficas plataformas, bello jardim e botequim. Ao centro, entroncamento do ramal de Descalvado; Remanso, Araras, estação antiga, porém boa e com magníficas plataformas; Loreto, Elihu Root, antiga Guabiroba, São Bento, Leme, estação moderna, egual á de Rebouças; Souza Queiroz, ultimamente reformada; Pirassununga, estação antiga, porém boa, de construcção ellegante e ultimamente dotada de grande plataforma, onde se organiza o trem do ramal de Santa Veridiana; Porto Ferreira, estação moderna, commoda, com magnificas plataformas, uma dellas para o ramal de Santa Rita, bitola de 60 cm; Descalvado, estação moderna, com magníficas plataformas, uma dellas para o ramal Descalvadense; Santa Rita, ramal do mesmo nome, estação bem construida e commoda; Santa Olivia e Moema, estaçòes modernas, no mesmo ramal; No ramal de Santa Veridiana: Emas, Baguassú e Santa Silveria, estações antigas mas commodas e com boas plataformas; Palmeiras, estação antiga, mas com boa plataforma com magnificas casas para residencia dos empregados; Santa Veridiana, ponto terminal do ramal, baldeação para a Mogyana, estação commoda, com boa plataforma e uma magnifica villa para residencia dos empregados”.

4 comentários:

  1. Olá Ralph
    Não sou de SP mas concordo com vc...
    Não se ofenda mas, sobre seu livro não tem nem uma cópia com a qual de possa fazer uma versão digital? Eu, particularmente, pagaria até por uma cópia vinda de um Scanner. Abraço

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  2. Gilson, obrigado pelas palavras. Porem, aguente um tempinho que ele sairá. Abraços

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  3. Concordo com o Gilson quanto ao livro (versão digital) Ralph! Mas já que você pretende lançar uma nova versão aguardarei com prazer :) Abraços e parabéns pelo blog e seu site sobre as estações, sempre!

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  4. Ok Ralph... Me perdoe a ousadia mas bota meu nome ai na lista... E pode preparar a assinatura real ou digital, vou querer o meu exemplar assinado...
    Abraço,

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