terça-feira, 22 de abril de 2014

ONTEM, O BELO PRÉDIO; HOJE, O ASFALTO - RUA DA CONSOLAÇÃO, 1924

A Cigarra, dezembro de 1924

Um prédio de três andares fotografado numa revista A Cigarra de 1924, que pertencia à empresa Casa Rozenzweig, Lener e Cia. e situada na esquina da rua da Consolação e Maria Antonia - com o endereço rua da Consolação, 152-154 - chamou-me a atenção.

A numeração é da época. O que fazia essa empresa, eu não sei. Porém, gostei muito do pequeno edifício, feito numa esquina com ângulo agudo e tendo a porta principal exatamente na menor das paredes - a do ângulo.

Fiquei ainda na dúvida se este prédio ficava na esquina posterior da Consolação com a Maria Antonia, ou anterior (em relação ao centro da cidade). Ambas eram, na época, em ângulos agudos. A rua Cesário Mota Junior ainda não saía do cruzamento das duas ruas, mas somente poderia ter acesso a partir da Maria Antonia, logo depois de se deixar a Consolação. Isto acabou em 1969, quando as demolições para o alargamento através da construção de uma segunda pista na rua da Consolação comeu essa parte e também "comeu" o prédio, se é que ele ainda existia então.

Concluí, depois de examinar a fiação aérea do bonde na fotografia de 1924, que o prédio ficava na esquina posterior. A fiação faz uma curva que somente poderia ser a equivalente à curva que os trilhos do bonde faziam para deixar a Consolação para entrar na Maria Antonia na posição que achei correta.
Sara Brasil, 1930

Apesar disso, o mapa da Sara Brasil, que pode ser visto aqui, mostra os trilhos - em 1930 - saindo do sentido cidade para entrar na Maria Antonia, e não do sentido bairro, como seria lógico visto na foto. Pode ser engano do mapa (vi outros enganos de trilhos nesse mapa maravilhoso), ou pode ser que a curva dos trilhos tenha sido modificada pela Light entre 1924 e 1930 (modificações de linhas de bonde eram muito comuns).

Em 1958, no mapa do Geoportal, o "Google Map" da época, não dá para concluir que o edifício ainda estava ali, mas também não se conclui que ele não estivesse. Na demolição do trecho, que ocorreu entre 1967 e 1969 (passava por ali todos os dias), não me lembro dele, nem antes da demolição. Na lista telefônica de 1962, por endereços, no local (o número ali estava por volta de 900 e alguma coisa), a Casa Rozenzweig, Lener e Cia. não aparecia por ali. O prédio talvez estivesse ali, mas a empresa não. Teria fechado? Ou teria se mudado?
Geoportal, 1958. O cruzamento está bem no centro da foto.

A única conclusão disso tudo: o local onde ela um dia esteve está hoje onde é o asfalto da pista direita de quem sobe a rua da Consolação no sentido bairro, a partir do cruzamento com a Maria Antonia (do outro lado é a rua Caio Prado).

3 comentários:

  1. Interessante a numeração deste, prédio ser 152 -154, pois a casa de minha avó ficava no nº 139, atual 1921, e era a segunda casa a direita depois da rua Marquês de Paranaguá, dando fundos para o antigo Des Oiseaux. O que não entendo como a numeração 152 poderia ser esquina da Maria Antonia que fica bem acima da Marquês de Paranaguá.

    ResponderExcluir
  2. Como a numeração não era metrica, isso acontecia muito.

    ResponderExcluir
  3. Para mim, é o casarão no Geoportal. Aliás, ontem fiquei fuçando no Geoportal e achei, por exemplo, o Viaduto da Lapa em construção. Aquele site é mesmo fantástico!

    ResponderExcluir