sábado, 26 de abril de 2014

ESTAÇÃO DE PASSOS, UMA VERGONHA MINEIRA

A estação atualmente - Foto: Reprodução EPTV / Luciano Tolentino
Estive na cidade de Passos no final do ano de 2006. Eu e minha esposa Ana Maria estivemos na antiga estação ferroviária, estação terminal da Mogiana do ramal Guaxupé-Passos. Na verdade, o ramal, terminado em 1921, deveria mesmo era findar mais adiante, na cidade de Santa Rita de Cassia. Já com problemas para pagar seus financiamentos do exterior, a Mogiana nunca construiu essa parte.

A estação funcionou como terminal de trens de passageiros até 1976. Depois, somente para cargas, mas estas acabaram rapidamente. O forte do transporte era o cimento de Itaú de Minas, e os cargueiros passaram a seguir somente até ali, abandonando o final do ramal. Por volta de 1990, no entanto, não havia mais nada. O ramal desapareceu, trilhos foram arrancados e estações abandonadas. Algumas foram mantidas, outras largadas... o de sempre.

Passos foi abandonada, mas a prefeitura conseguiu a posse do imóvel e, em 1994, restaurou o belíssimo prédio de 1921, ali instalando o centro de documentação e memória, que visitei dois anos depois. Conversamos com os funcionários, que nos receberam muito bem, mas que já nos mostraram alguns sinais exteriores de deterioração.

Hoje, em 2014, quem olha por fora a estação (não voltei mais à cidade, mas recebi muitas fotografias), pensa que ninguém mais trabalha ali, tamanho o abandono da ex-estação. Não somente dela, mas de outras edificações próximas e que pertenciam à vila ferroviária.
Estação de Passos, anos 1920. Acervo Alita Soares Polachini

Uma reportagem que foi publicada anteontem no portal G1-Sul de Minas comenta que os funcionários estão lá, sim, e trabalham e condições precárias. "O espaço foi inaugurado em 1994 e desde então, nenhuma reforma ou manutenção foi feita no prédio. Rachaduras, umidade nas paredes, fiações expostas, lâmpadas queimadas e com mau contato, computadores que não funcionam e o mais preocupante: todo o acervo está se deteriorando. 'Tudo que você precisa saber de Passos precisa consultar aqui, mas não tem nada para preservar, fotos, documentos, tudo está sendo consumido por carunchos', diz um frequentador", de acordo com o portal - você pode ler a reportagem deles inteira aqui.

O pior: a estação ferroviária de Passos era (é) certamente uma das mais belas estações que essa ferrovia nos deixou. É uma vergonha que a Prefeitura não faça manutenções periódicas e nem restaure, depois de vinte anos, as instalações do prédio. Estão se perdendo documentos pela umidade e insetos, além de que o problema nas fiações facilita as condições para incêndios. Brasil, uma vergonha de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário