Martim Afonso, Sorocabana, ramal de Juquiá: mão francesa de trilhos encurvados
Mãos francesas, suponho que todos saibam o que são: são armações feitas geralmente de ferro, aço ou madeira para sustentar uma prateleira ou telhado em uma parede ou muro.
George Oetterer, Sorocabana, tronco: de madeira e muito simples.
Nas estações ferroviárias brasileiras havia diversos tipos de mãos francesas diferentes. Aqui, listo apenas alguns tipos usados, num universo muito grande de variações.
Jaguariúna, Mogiana, anos 1940: de metal e com círculo entre as barras
Note-se que nem todas as estações possuíam mãos francesas, mesmo quando tinham um telhado a ser sustentado.
Moeda, Central do Brasil: de metal e cheia de pequenas estruturas
Jeceaba, Central do Brasil: como a de Moeda, mas com pequena variação
Itatingui, Cia. Paulista, madeira, início do século XX
Córrego Rico, como as de Itatingui e aqui pouco visíveis, mas têm um pequeno pendente de madeira junto ao telhado
Conselheiro Laurindo, Mogiana, ramal de Pinhal: de madeira e bastante simples
Salles de Oliveira, ramal de Igarapava, Mogiana: metálicas, lembram um pouco as de Jeceaba e de Moeda, da Central
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
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As da estação de Mariana - MG,(E.F.C.B.), são belíssimas e de concreto armado!
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