Estação de São Francisco, em Alagoinhas, BA - foto da primeira metade do século XX
É muito comum ler em jornais ou em artigos da Internet pessoas falando que "tal ferrovia foi construída pelos ingleses" e "tal estação tem estilo inglês". Isso sem falar nas constantes comparações entre a estação da Luz e a estação de Sydney, na Australia. Uma nada tem a ver com a outra.
A estação da Luz realmente tem estilo arquitetônico inglês e foi construído pela empresa inglesa que foi a dona da E. F. Santos a Jundiaí desde a sua construção, nos anos 1860, até 1946. Curioso foi quando há alguns anos estava eu na plataforma aguardando um trem e um menino de uns seis anos ou pouco mais, talvez, falou para seu avô ao lado: "olha, vovô, a estação do Harry Potter"! Ele foi capaz de comparar algum detalhe arquitetônico com a estação onde Harry tomava o trem para a sua escola de bruxos. Porém, a Luz não é cópia de estação nenhuma no mundo.
E as "ferrovias construídas pelos ingleses", quais eram? Estas realmente existiram, algumas existem até hoje. Mas longe estão elas de serem a maioria das ferrovias brasileiras. É evidente que engenheiros ingleses podem ter trabalhado em algumas outras, mas também ali houve engenheiros alemães, americanos, francees, belgas e outros. Até brasileiros...
Fazendo uma lista de quais estradas de ferro foram realmente construídas pelas empresas que eram suas donas, posso nela incluir: a São Paulo Railway, depois E. F. Santos a Jundiaí; a E. F. Bahia ao São Francisco, de 1860 (até 1911, dos ingleses); a E. F. Recife ao São Francisco, de 1858, que ligou Recife a Garanhuns; a E. F. de Ilheus, de 1913; a Porto Alegre a New Hamburg, de 1872 e a Brazilian Southern Railway, de 1887 (São Borja-Uruguaiana-Barra do Quaraí). Estarei esquecendo-me de alguma?
Pensarão alguns na Leopoldina Railway. Na verdade, a E. F. Leopoldina, aberta em 1872 e depois expandindo-se tanto pelo prolongamento de suas linhas quanto pela compra de inúmeras ferrovias menores, somente tornou-se inglesa em 1897, quando uma empresa da Inglaterra a comprou. Construiu esta algumas linhas, tendo sido a mais importante a linha do litoral na região do Espírito Santo.
Em Pernambuco, a Great Western, que construiu a E. F. Central do Pernambuco tendo aberto seu primeiro trecho em 1884, adquiriu no início do século XX todas as outras linhas que existiam no Estado, inclusive a também inglesa citada acima, a Recife-Garanhuns.
Finalmente, no Paraná, a ferrovia Noroeste do Paraná, que foi aberta ligando Ourinhos a Cambará em 1928, foi comprada pelos ingleses, tendo sido estendida dali a Apucarana entre 1930 e 1942.
De todas as citadas acima, as três últimas a serem entregues pelos proprietários ingleses ao governo brasileiro foram a Great Western, a Leopoldina e a E. F. de Ilheus, no ano de 1950. A partir daí, nenhuma estrada de ferro brasileira continuou em mãos de estrangeiros no país. Evidentemente, pode-se ver influência da arquitetura inglesa em estações grandes e pequenas, de alvenaria e de tábuas e também em pontes.
É interessante recordar que até hoje as linhas da CPTM que são as herdadas da Santos a Jundiaí possuem mão inglesa.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
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Ralph, a estação da Luz é considerada similar à Flinders Streeet Station, de Melburne, e não Sidney.
ResponderExcluirBom, eu não disse que era. Quanto à Flinders Street Staion, que não conheço, jamais ouvi qualquer comparação com ela.
ResponderExcluirhttp://xa.yimg.com/kq/groups/1624466/1293449567/name/ESTAÇÃO+DA+LUZ.pps
ResponderExcluirRalph, refiro-me à sua frase, de que ouviu comentários comparativos a Sidney. Eu sempre ouvi sobre semelhanças com Melbourne, jamais com Sidney. Sidney, a concepção é bem diferente.
ResponderExcluirSobre a "mão inglesa", creio que não só as "inglesas", mas as ferrovias no Brasil eram todas assim, não? Será que mudaram posteriormente ? Que eu saiba, a primeira "ferrovia" de mão não inglesa foi o metro de São Paulo. Lembro que foi muito polemico, embora não tão público, em razão do período ser ditatorial.
ResponderExcluirGoo, não que eu saiba. A EFS e a CP, esta mesmo sendo continuação da EFSJ, tinham as mãos como nas ruas brasileiras. Idem a EFCB. Que eu saiba, desde o começo.
ResponderExcluirEFCB com certeza não. Fui usuário da Central na lembrança de 1963, e diário de 1971 a 1977, Itaquera Roosevelt, e até Mogi, e ele sempre foi mão inglesa.
ExcluirRalph quero te parabenizar por essas matérias sobre ferrovias sempre excelentes e esclarecedoras parabéns !
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