Folha da Manhã, 3/8/1941
Já falei duas vezes sobre o bairro de Interlagos e o autódromo neste blog. Agora é a vez da ponte sobre o rio Pinheiros. Muito parecida com as que foram construídas após a retificação do rio, no final dos anos 1930 e começo dos 1940, com arcos de concreto armado, a ponte ainda está lá, como pista de ida para a cidade, ao lado de uma bem mais nova, que serve de pista de ida para o bairro.
A ponte em 2011 em foto tirada de dentro do carro: pista sentido centro da av. Interlagos
Eu cruzei muito essa ponte, quando era a única e tinha, claro, duas mãos de direção, servindo como gargalo para a avenida de duas pistas. Era muito similar às antigas de Jaguaré, Pinheiros, Morumbi, João Dias e Socorro. Delas, apenas ela e a de João Dias ainda funcionam, ao lado das duas mais novas. A do Morumbi e do Jaguaré ainda estão lá como enfeite. As de Socorro e de Pinheiros já se foram.
O Livro Vermelho de Telefones - S. Paulo/1940
Porém, ela não foi a primeira. Houve outra. Desde quando, não sei - mas já existia em 1940. O mapa desse ano (acima) mostra isso. Provavelmente o rio ainda não estava com a retificação pronta nessa época nesse ponto, por isso mantiveram uma ponte antiga (não creio) ou construíram uma provisória para acesso aos novos bairro e autódromo.
Folha da Manhã, 6/6/1945
A ponte de arcos foi inaugurada em 7 de junho de 1945. Foi construída pela empresa Sociedade Comercial e Construtora Ltda.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito legal saber a história da ponte do bairro em que moro e que nos serve a tantos anos não sabia dessas particularidades muito legal parabéns pelo blog!
ResponderExcluirFoi sob esta ponte que aconteceu o primeiro roubo (a mão armada) de bicicleta na ciclovia do rio Pinheiros.
ResponderExcluir