segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

RIO CASCA, MINAS GERAIS


Mais uma estação ferroviária, esta bem mais distante daqui, tem fotografias enviadas para mim por um colaborador mineiro, Pedro Leal Dutra. Como em diversos casos, eu não conheço o local. O mais próximo que estive de lá foi a cidade de Ponte Nova e mesmo assim há mais de vinte anos.

A cidade e estação de Rio Casca estava na linha de Caratinga, que levava os trens do Rio de Janeiro aesta cidade, passando por cidades como Petrópolis, Três Rios, Ubá e Ponte Nova. Em Minas Gerais, zona pobre, poucos produtos rentáveis para serem exportados. Hoje, sem ferrovias, mas como estradas com manutenção do Estado de Minas Gerais - o que quer dizer no máximo sofrível - é uma região estagnada.

Os trens deixaram de passar no final dos anos 1970 entre Ponte Nova e Caratinga, trecho onde se localiza Rio Casca. A cidade tem quase 200 anos. O município, exatamente cem, comemorados este ano. Sua população, pouco mais de 15 mil pessoas. Os trilhos da antiga Leopoldina já foram arrancados há pelo menos vonte anos.
Por aqui passavam os trens que iam para Ponte Nova

Sobrou a estação, hoje bem mantida externamente e sede de um órgão de assistência social da Prefeitura e algumas paisagens percorridas pela linha. Uma delas mostra um enorme corte feito no morro para passagem dos trilhos. Rio Casca os tinha desde 1913.

Algumas fotos são mostradas nesta postagem. Em tempo: Rio Casca dista cerca de 190 quilômetros de Belo Horizonte. Uma viagem por trem se fazia pelo percurso Belo Horizonte-Miguel Burnier-Ponte Nova-Rio Casca, pelas linhas da Central e da Leopoldina. Desde o início dos anos 1980, isto não é mais possível.

2 comentários:

  1. Tenho parentes na região e a visito todo ano. Não mudou muita coisa da foto.

    Antigamente na região não havia rodovias asfaltadas mas se podia viajar para qualquer lugar por trem. A pobreza de hoje não tem nada a ver com a realidade do passado, quando os fazendeiros e comerciantes da região prosperavam. Mas eram outros tempos, a industrialização levou todos às capitais e isso coincidiu com o fim das estradas de ferro e com a decadência econômica da região.

    O governo de Minas deveria aproveitar a mão de obra barata e a fartura de regiões desocupadas para incentivar a instalação de empresas na região. Rio Casca está junto da BR-262 e por isso com fácil acesso ao porto de Vitória.

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    1. Nossa Zona da Mata levou duas facadas do governo Central, as quais nunca se recuperou: a primeira a transferencia a capital do Rio de Janeiro(principal consumidor dos nossos produtos) para Brasília. A segunda a retirada dos trilhos, deixando o resto da produção se perdendo! Algumas cidades, ligadas ao Rio por trem em algumas horas, só tiveram asfalto na década de 1990 - 2000, ficando mais de 30 anos isoladas. Aí não tem cristão que aguente!

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