Travessa Barão de Joatinga. Ao fundo a rua Sebastião Pereira.
O ano era 1928. Na Vila Buarque, na rua Doutor Abranches (hoje Frederico Abranches), esquina com a travessa Doutor Abranches (hoje rua Barão de Joatinga), um incêndio atacou a casa número 14 e os bombeiros foram chamados.
O jornal Folha da Manhã publicou a fotografia do combate ao fogo (veja acima). Na verdade, porém, a rua que aparece é a travessa, a atual Barão de Joatinga. Ao fundo, deve ser a rua Sebastião Pereira - que tem ângulo reto com a travessa, ao contrário da Frederico Abranches. O fotógrafo devia estar de costas para o incêndio.
Mapa da Sara Brasil, 1930. A pequena travessa já se chamava Barão de Joatinga.
O caminhão está virado para o incêndio (deve ter entrado pelo outro lado, pois não era bobo) e no chão se vêem as mangueiras esparramadas no sentido do o incêndio. Realmente, o número 14 (numeração não métrica) e na esquina, de acordo com o próprio jornal) ficava no final da rua, que, como hoje a numeração começa na Sebastião Pereira, em 1928 também devia começar.
Rua Barão de Joatinga, imagem de 2010 do Google Maps. Ao fundo a rua Sebastião Pereira.
Sem tempo de ir até o local pessoalmente, peguei uma imagem no Google Street View e coloquei-a aqui para comparação. Reparem que, se tudo que escrevi acima estiver correto, a casa ao fundo na Sebastião Pereira desapareceu, assim como todas as outras do quarteirão (ver mapa da Sara Brasil de 1930, aqui postado), para que ali surgisse uma praça.
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário