quarta-feira, 4 de maio de 2016

SOROCABANA, QUE SAUDADE!

Trecho Candido Mota-Sussuí na atualidade - Foto Joaquim Antonio Martini

Por aqui passava o trem para Ourinhos.
Por aqui passava o trem para Londrina e Maringá.
Por aqui passava o trem para Piraju.
Por aqui passava o trem para Santa Cruz do Rio Pardo.
Por aqui passava o trem para Presidente Prudente.
Por aqui passava o trem para Assis.
Por aqui passava o trem para Presidente Epitácio.
Por aqui passava o trem para Euclides da Cunha.

Por aqui passava os trens que levavam e traziam cargas que desenvolveram o país.

Por aqui passava o trem que um dia levou o Presidente Theodore Roosevelt para Piraju em 1913.
Por aqui passava o trem que um dia levou meu avô Sud Mennucci para Presidente Epitácio.
Por aqui passava o trem que um dia levou trabalhadores que construíram a linha para o rio Paraná.
Por aqui passava o trem que um dia levou os ingleses para fundar Londrina e região.
Por aqui passava o trem que um dia levou o povo que fundou as cidades da Alta Sorocabana.
Por aqui passava o trem que um dia levou o progresso de São Paulo e do Brasil.

Não dá mais para cantar: "Tomei um dia de Sorocabana..."

3 comentários:

  1. Na edição de 11.05.1916 do Estadão, Notícias Diversas, Queixas e Reclamações:
    "Um morador da rua Barra Funda queixa-se de que as machinas em manobras no leito da Estrada de Ferro Sorocabana substituiram o consumo do carvão pelo de lenha.
    Devido a isso, a pequena área da casa do reclamante transformou-se em depósito de resíduos e fragmentos de lenha carbonisada, atirados pelas fornalhas das mesmas machinas. A roupa que estava a enxugar num arame, ficou toda queimada, ante-hontem."

    ResponderExcluir
  2. Na edição de 27.05.1916 do Estadão, páginas 5 e 6, Notícias Diversas, um artigo sobre os índios que havia na região oeste do Estado por onde passaria a Sorocabana:
    http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19160527-13668-nac-0005-999-5-not

    ResponderExcluir
  3. Que pena. A Sorocabana se foi. E, pelo jeito, nunca mais a região oeste do estado se ligará a capital paulista por trem, já que com o fim do trem de carga operado pela ALL, a CPTM começou a retirada total da bitola estreita entre Amador Bueno e Lapa.

    ResponderExcluir