Estação de Pitangueiras.
No ano de 1906, a Câmara do município de Pitangueiras expediu uma concessão para que fosse construída
uma pequena ferrovia que ligasse a sede do município à estação ferroviária então chamada de Pitangueiras da Companhia Paulista, que ficava junto à margem
direita do rio Mogi. Com a construção da linha e a abertura de uma
estação na sede do município, a
estação da Paulista passou a se chamar Passagem; a abertura da estação de Pitangueiras deu-se por volta de 1908.
A Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou
a operar em 1911, com a intenção de levar os trilhos até Goiás, partindo da
estação de Bebedouro. As linhas inicialmente seguiriam dessa estação da Cia. Paulista
até a estação de Passagem, às margens do rio Mogi-Guaçu, isto depois de a
CEFSPG ter adquirido a ferrovia de Pitangueiras e usar seu leito.
Em 1914, a CEFSPG faliu e em 1916 foi constituída a
partir da sua massa falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São
Paulo-Goiaz. Nessa altura, a linha já seguia de Passagem a Villa Olímpia
(Olímpia), passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra
Roxa.
Estação de Olimpia.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre
Passagem e Bebedouro, incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas
o trecho Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A
ferrovia, de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira e o rio Grande próximo
a Icem, na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou a
Goiás.
Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou
no ramal de Nova Granada. Este ramal, depois de receber pesados investimentos
durante os dez anos seguintes, acabou por ter seu trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista, esta então já estatal, em 1966 e, em
2/1/1969, toda a linha restante foi extinta. Os trilhos e as propriedades foram
arrancados e vendidos pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou, tendo a
grande maioria das estações sido derrubada.
Escrevi tudo isto, pois constatei que a estação de
Pitangueiras, que ainda hoje existe com outro uso tem o mesmo estilo
arquitetônico que a estação de Olímpia. Ambas eram da São Paulo-Goiaz e foram
adquiridas pela Paulista em época diferentes. A primeira, construída em 1912,
passou para a Paulista em 1925. A segunda havia sido construída em 1916 e foi
transferida em 1950.
Em minha opinião, não é coincidência, claro, pois
foram projetadas pela mesma empresa. Isto significa, portanto, que elas não
foram modificadas quando a Paulista as comprou, mesmo em duas épocas
diferentes. Teriam sido estas as únicas estações que sobreviveram cerca de um
século e ainda estão em pé? Pode ser, mas existe pelo menos mais uma estação
dessa época ainda inteira: a de Rosário de São Paulo que foi aberta no ano de
1911. Ela é simples e não tem os arabescos das outras duas, que, no entanto,
eram sede de distritos ou de cidades. Rosário era e é apenas um pequeno bairro
rural. E, embora não tenha provas que esta última foi construída no ano de sua
abertura (1911), ela é bastante antiga também. Provavelmente, se abriu com
algum prédio provisório e pequeno, não demorou muito para ter sido substituído
por um de alvenaria – possivelmente já o atual.
Saudade de trem , olhando a paisagem os pastos as fazendas, o cheiro de café torrando fresquinho.TUDO ACABADO.
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