Bonde de Santos - velhos tempos. Autor desconhecido
No Brasil tudo atrasa. Desde a obra para aumentar o banheiro em casa até a transposição do São Francisco. E por que?
Bom, por diversos motivos, inclusive imperícia administrativa, falta de dinheiro, custos subestimados e também, mas não somente, o relaxo. O descaso.
Hoje saiu a notícia aqui que o prefeito de Santana de Parnaíba, cidade onde moro, foi destituído por ter "ficha suja". Sem entrar no mérito da questão, sei que a nulidade de sua candidatura - portanto, antes da eleições de novembro - já havia sido pedida à Justiça Eleitoral por seu adversário. As eleições vieram, o prefeito supostamente "ficha suja" foi eleito, mandados de segurança foram pedidos e não cedidos, até que, ontem, o Supremo Tribunal de alguma coisa (Eleitoral?) votou definitivamente e isso resultou na sua deposição.
Pergunta: por que demorar tanto para se julgar isso? Por que deixá-lo assumir sem ter sido julgado? Agora, todas as decisões que ele tomou durante cinco meses e meio poderão ser revogadas. Para que isso? Fora que, ainda não sabem se é o candidato que ficou em segundo lugar, o mesmo que pediu a nulidade da candidatura do outro, quem tomará posse, ou se assume o presidente da Câmara Municipal (que é o filho do prefeito deposto, pasmem!) por algum tempo e haverá nova eleição.
Também não tiveram tempo para decidir isso?
Parece o caso da regulamentação das empregadas domésticas: a decisão de se pagar FGTS e horas extras foi tomada há cerca de dois meses. Porém, até agora ninguém se lembrou de regulamentar como serão pagos os tributos, considerando-se que uma residência não tem departamento de RH. Por que a regulamentação não saiu junto com a aprovação do projeto? Mais tempo perdido.
Lá em Santos, foi anunciado o início das obras do VLT na cidade. Depois de terem bondes elétricos por setenta anos, depois um TIM - Transporte Intermunicipal (entre Santos e São Vicente) que correu por cerca de dez anos, se tanto, pela linha velha da Sorocabana (todos os dois extintos sem um motivo decente, somente por vontade de quem os deveriam proteger), a cidade tenta pela terceira vez ter um transporte decente.
Adivinhem: embora com equipamentos modernos, o VLT é um bonde. Mas não seguirá exatamente o trajeto dos velhos bondes. Estes, com seus trilhos até hoje enterrados sob o asfalto na maior parte de seu antigo percurso, somente foram retomados em pequenos trechos no centro da cidade, somente nos finais de semana, para fins... turísticos. O VLT seguirá, em grande parte, o caminho do TIM! Este era basicamente TUES - sim, elétricos de origem - movidos sendo puxados por uma locomotiva diesel que rodara no ramal de Jaboticabal da Cia. Paulista mais de vinte anos antes.
Em outro trecho, ligando o ponto onde a antiga linha da Sorocabana cruzava a avenida Conselheiro Nebias ao centro da cidade, necessitará de desapropriações e colocação de trilhos (vai ser também em boa parte o caminho dos trilhos de bondes). E no mesmo dia em que se anunciou as desapropriações, vêm os arqueólogos locais apelando ao Ministério Público para atrasar tudo isso, para poder fazer escavações no leito da região do centro. Nada contra, acho que tem de ser feitas mesmo.
Porém, por que não se pediu isto antes? Na cidade, todo mundo que lê um jornal sabe muito bem que o trajeto passaria pelo centro. E só agora vão pedir isso? Por que não se anteciparam e pediram antes? Será que fazem isso de propósito?
Aqui são somente alguns exemplos de imperícia administrativa aliada a descaso. Demora em decisões judiciais, em apresentar projetos decentes, em não se antecipar a algo que já se sabia que iria acontecer.
O fato é que isso tudo acaba por inviabilizar inúmeros projetos que se perdem no cipoal da burocracia e da falta de programação e planejamento. Foi assim no passado, é assim hoje e não vejo perspectivas de que não seja assim no futuro.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
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Ralph,
ResponderExcluirVeja aí, notícia fresca:
http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=13815
Pois é, essa cessão para a Prefeitura de São José, que o Julio cita, demorou cerca de 17 anos para acontecer. Desde ,eados dos anos 1990 a Prefeitura da cidade vem pedindo essa cessão à União.
ResponderExcluirMais um atraso catastrófico... manchete da Folha de S. Paulo de hoje: Sem ferrovia, Santos pressionará Rodoanel
ResponderExcluirDIMMI AMORA
DE BRASÍLIA
AGNALDO BRITO
DE SÃO PAULO
O atraso nas concessões de ferrovias do governo federal pode acabar por despejar mais 200 mil caminhões por ano nas estradas do Estado de São Paulo, principalmente no Rodoanel, a partir de 2015, ampliando a dependência do porto de Santos do transporte rodoviário.
É a pura verdade, Ralph.
ResponderExcluirRalph,
ResponderExcluirOutra notícia fresca:
Moradores da Parada Lima vão ser cadastrados
http://www.ovale.com.br/regiao/moradores-da-parada-lima-v-o-ser-cadastrados-1.406983
Chegou a ver um materialzinho que tinha te enviado há alguns meses sobre SJC?
Abraço!