quinta-feira, 2 de maio de 2013

AS CONCESSIONÁRIAS E OS GOVERNOS DESACREDITAM AS FERROVIAS BRASILEIRAS



Foto: Edson Santos

As últimas notícias ferroviárias que têm aparecido por aí não são nada boas, infelizmente.

Em São Francisco do Sul, SC, a ALL foi intimada a deixar de parar composições tapando passagens de nível da cidade (embora aqui a culpa seja da cidade, que não investe para mudar isso. Afinal, a ferrovia está lá há mais de cem anos). Por outro lado, forçaram-na a se comprometer a capinar a linha a cada quinze dias pelo menos. Um absurdo: a concessionária tem de limpar a linha, pois sujeira e mato alto compromete tanto a ela quanto à cidade.

Anúncios de novos investimentos em ferrovias, como na FIOL (Oeste-Leste, BA) são sempre anunciados como "possibilidades". Enquanto isso, concorrências para o TAV não estão sendo bem aceitos pela iniciativa privada, que não confia nas garantias da VALEC (você confiaria?). Isto acaba afetanto outros trechos que o governo procura dar em concessão também.

Na Bahia redescobriram a pólvora: querem prolongar os trens metropolitanos para onde eles já ima antigamente: Candeias (para o lado do Recôncavo) e Simões Filho e Camaçari (para os lados de Alagoinhas). Até os nos 1970, houve trens de subúrbio para esses destinos, bastante populados e industrializados e bastante próximos a Salvador. Pararam por que? Os trilhos estão lá a partir de Mapele, que era onde a linha que vinha de Salvador se dividia para os destinos citados acima. E os verbos estão no pretérito imperfeito porque entre Paripe e Mapele muitos trechos foram arrancados. Terão de ser repostos. Será que vão mesmo fazer isso?

Em São Paulo, anunciam-se trens de passageiros não somente para São José dos Campos como para além, chegando a Pindamonhangaba. Será que vão fazer isso mesmo? Usando que linha, já que arrancaram a linha entre Luiz Carlos, em Guararema, e São José, que era a linha velha, mas que operou até 1996? Se usarem a linha nova (variante do Parateí), não conseguem passar por Jacareí, esceto numa região muito distante da cidade (Pagador Andrade). Teriam de fazer linhas novas? É provável e muito, pois a MRS não vai ceder para dividir as linhas que usa hoje.

Vamos torcer. Quem sabe, surja um milagre.

4 comentários:

  1. Uma ferrovia que o Brasil precisa.

    http://www.facebook.com/groups/113795625440857/

    Carlos AP

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  2. O futuro das ferrovias neste país pode ser visto na imagem no início deste post, senhor Ralph: à frente, apenas incertezas!

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  3. No Brasil tudo que não for transporte individual sempre estará atrapalhando o caminho dos carros, mesmo se já estivesse lá a milênios. E isso desde os anos 40.

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  4. As concessionárias, sim atrapalham o nosso desenvolvimento, dou um exemplo da ALL, que possui uma frota de caminhões, com isso não deixa eu disse não deixa as ferrovias onde tem sua concessão, as cargas são inexistentes. Eu pergunto onde esta o governo brasileiro que não toma atitude, também não sabem, nada viu pra que.

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