sábado, 25 de maio de 2013

MANUTENÇÃO, PRIORIDADE X (A "Z" É A CULTURA)

Os bondes do Taquaral na oficina (Foto: Gustavo Tilio/Especial para AAN)

Há cerca de dois anos, um acidente com mortes no bonde de Santa Tereza, Rio de Janeiro, fez com que a linha fosse suspensa para reavaliação. Com isso, foi-se o meio de transporte para os moradores do bairro - as ruas são muito estreitas para o fluxo de ônibus, que acabaram prevalecendo mesmo assim - e também um dos mais procurados roteiros para os turistas, principalmente estrangeiros, na cidade.

O acidente foi causado por pura e simples falta de manutenção. Já nas oficinas, descobriram-se gambiarras no lugar de peças de alta responsabilidade nos veículos. Prometidos para retornarem, até hoje as ruas do bairro estão sem os bondinhos.

Há poucos meses, os VLTs - bondes modernos - implantados e funcionando desde 2010 na antiga linha férrea da Rede de Viação Cearense entre as cidades do Juazeiro e do Crato, deixaram de circular. Ou melhor, das três composições, duas quebraram e foram para a manutenção e a terceira sobrou para cuidar de todos os horários do percurso. Houve notícias de que mesmo esta não estaria circulando. Em abril, no entanto, uma pelo menos ainda estava.

Aguarda-se notícias sobre a licitação de peças e consertos para as unidades, todas com poucos anos de uso. Até agora, nenhuma licitação foi feita.

No último domingo, um bonde do Parque do Taquaral, em Campinas, cuja  linha  somente estava  com esse funcionando, também pifou. Outros dois tiveram os motores fundidos há alguns meses e outro está parado há quatro anos. Com isso, o passeio - a linha é turística, mas atrai muita gente - está suspenso. Até quando? Saberá Deus, pois agora vão ser feitos orçamentos para saber se haverá necessidade de licitação, que depende da falta de preço.

Segundo a jornalista Sheila Vieira, "o Parque Portugal tem quatro bondes, dois deles com os motores passando por retífica em uma empresa de São Paulo, recuperação iniciada em abril e que deve custar R$ 200 mil. Além do recondicionamento dos motores elétricos, também serão reformados os trucks, que compreendem a parte rodante com rodas, suspensão, rolamentos e freios. A licitação do conserto foi concluída em abril, prazo considerado razoável e que permitiu incluir a recuperação dos bondes no plano de ação de 100 dias de obras na cidade. A situação dos bondes é o reflexo do sucateamento ocorrido nos últimos 16 anos, período em que as composições funcionaram sem manutenção ou receberam peças inadequadas".

"O carro que quebrou atendia sozinho os visitantes da Lagoa do Taquaral desde o segundo semestre do ano passado, depois que outros dois bondes fundiram os motores. Os três carros passaram por reformas em 2011. Um quarto bonde — o número 1 — está sem previsão de voltar a rodar e se resume à carcaça após ter tido rodas, motores e toda a parte responsável pela movimentação furtada em 2010. A unidade permanece em cima de cavaletes, sem perspectiva de quando poderá rodar. Uma sindicância aberta no início do ano tenta descobrir o responsável pelo sumiço do material, mas até agora as investigações não avançaram". Manutenção preventiva é algo que as prefeituras não sabem provavelmente o significado. Quem cuida delas no Ceará, em Campinas e no Rio de Janeiro deve ser Deus. Que, por algum motivo, deve ter demitido o gerente de manutenção para cortar custos e não colocou ninguém no lugar dele já faz anos.

Está bem, os bondes do Taquaral são turísticos. Mas os do Crato e do Rio não são. Onde está a população que os usa, que não reclama de nada (menos de fumar maconha e da bolsa-família)?

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