domingo, 21 de abril de 2013

BRASIL, UM PAÍS DO AVESSO


Está muito triste a situação da população em geral no Brasil. São Paulo e Rio de Janeiro são cidades violentas? As capitais de vários outros estados também? É até normal que isso aconteça, pois são cidades muito grandes e de difícil administração? Bem, Nova York deu jeito na violência.

Hoje a moda é processar e prender militares, policiais e políticos da época da ditadura. Enquanto isso, centenas de pessoas são assassinadas não somente nas grandes cidades como em pequenas, Às vezes pequeníssimas. cidades do interior por marginais que não têm a menor vergonha nem constrngimento de assassinar pessoas por nada. Como aquele rapaz que morreu há cerca de uma semana no bairro do Belenzinho, em São Paulo, que entregou o que o bandido "de menor" queria e mesmo assim levou um tiro na cabeça. Morreu, claro.

Há poucos dias assaltaram um caixa eletrônico - ou melhor, explodiram-no com dinamite - numa pequena cidade do interior de Minas Gearis, da qual não me vêm o nome à cabeça neste momento. Uma pessoa que estava ali perto e que nada tinha a ver com o caso morreu como consequência da explosão. Os bandidos fugiram com o dinheiro. Não se sabe quem eram nem eles deverão ser capturados tão cedo, se é que o serão. Assim correm vários casos iguais, a maioria, graças a Deus, sem mortes.

Enquanto isso, em Brasília se fazem comissões para descobrir os esqueletos da ditadura, que acabou há 28 anos atrás. Em São Paulo, um julgamento julga policiais de terem matado 111 detentos perigosos dentro do Carandiru... há 20 anos atrás. O que acontece hoje, matanças generalizadas por um motivo ou outro (explosões de caixas eletrônicos, assaltos, tiros disparados de motocicletas com motoqueiros de capacete, chacinas em favelas e fora delas, roubos e mortes em fazendas distantes, assaltos a caminhões nas rodovias, morte por drogas, tudo isso não importa.

O que importa mesmo é julgar os militares da ditadura e os policiais que mataram bandidos. Alguém está julgando os terroristas que mataram policiais e militares durante a ditadura e durante o "massacre do Carandiru", provocado mesmo por detentos baderneiros? Não, claro, por que para a imprensa e para o governo de sonhadores que temos (PT, PSDB etc) são um bando de anjos.

Ninguém aqui concentra a polícia para ir atrás da fonte de dinamite desses assaltantes de caixas. Ninguém vai atrás da quadrilha que se esconde atrás de capacetes e passa atirando. Ninguém vai atrás de assaltantes de gado e de caminhões. Ninguém vai atrás de nada, somente vão atrás de militares velhinhos e de policiais que cumpriram sua missão de resolver problemas.

Acha que os outros policiais - os que sobrarem, pois em qualquer tiroteio entre bandidos e policiais, estes últimos são sempre os culpados pelos tiros - vão se empenhar em resolver problemas como esses? Vão nada! No primeiro tiro que derem, vão ser acusados de violar os direitos humanos.

O Brasil é um país ao contrário. Que se mirem nos Estados Unidos, que em menos de dois dias acharam os idiotas que deixaram bombas, sabe-se lá por que motivo, nas ruas de Boston. E ainda ouvi brasileiros reclamando da "violência" policial que acabou matando o primeiro dos dois imbecis assassinos. Matou por que o cara reagiu. O segundo não reagiu, não morreu. Aqui, quando o policial reage a tiros de bandidos, é execrado. Como no caso que o Alkmin, numa hora de extrema felicidade (pois é um governador que vive falando bobagem também sobre policiais e bandidos), disse que "o bandido morreu porque reagiu aos policiais" e foi execrado.

Nenhum de nossos dirigentes se preocupa em diminuir a minoridade penal para 16, 14 ou 12 anos, alegando o papo furado de que "são crianças, sei lá o que", mas não dizendo um dos verdadeiros motivos: as cadeias estão superlotadas. Em vez de melhorarem o sistema penal, simplesmente soltam bandidos condenados por "bom comportamento" e não prendem crianças que matam e vão continuar matando, pois são frutos de uma sociedade sem educação e sem esperança no futuro.

Enquanto isso, acabo lendo jornais e blogs de sonhadores festejando o fato de 25 policiais terem sido condenados por um massacre de 22 anos atrás e que apenas cumpriram o dever.




3 comentários:

  1. Eu só me pergunto, qual o interesse de se manter um país nessa situação? Será o governo, a mídia, o crime, ou os tres juntos, que usam dessa hipocrisia chamada direitos humanos pra manter o povo acuado e sem poder de reação?

    Realmente não consigo entender...

    ResponderExcluir
  2. Ralfh, sou um assíduo frequentador do seu site e do blog, porque sempre trás assunto sobre algo que sou apaixonado, ferrovias. Pactuo com seus ideais sobre nossas ferrovias e quase todos os dias dou uma olhada sobre as novidades e sempre tenho alegres surpresas. Porém não concordo em partes com sua posição acima. Os criminosos tem que pagar sim pelos seus atos ilícitos, mas isso serve também para os maus policiais que agem como bandidos e nem precisa falar que há vários. No Brasil também não há pena de morte, de forma que não podemos legitimar tal atitude, inclusive quando praticada pelos agentes do estado, sob pena de equiparar o estado ao banditismo. Até entendo sua revolta, mas propagar esse tipo de cultura acho que é perigoso demais. O que precisamos é de uma polícia inteligente e não extremamente militarizada, como a nossa, inclusive a do nosso Estado de São Paulo. Sei até que isso beira a utopia, mas não é impossível. Estou lhe mandando uma notícia de absurdo que acontecem diariamente envolvendo (maus) policiais e que não podem passar impunes, segue o link:

    http://www.araraquara.com/noticias/policia/NOT,0,0,840780,Mulher+de+jovem+baleado+por+policial+pede+justica.aspx

    Será que o tiro foi mesmo acidental? Eu duvido, porque tenho até parentes policiais e sei como agem.

    Quanto as apurações sobre crimes da ditadura militar, estes devem mesmo ser investigados sim, para que as gerações futuras não permitam regimes intolerantes e isso serve para todos, exceto os que fazem apologia ao nazismo e fascismo. Desculpe minha colocação e espero que continue com sua incansável luta pela preservação das estações ferroviárias e pela volta dos trens de passageiros. Obrigado.
    Abraços.
    Luiz.

    ResponderExcluir