terça-feira, 9 de abril de 2013

SEMÁFOROS PAULISTANOS


Não foi este (acima) o primeiro semáforo de trânsito em São Paulo. Porém, parece ter sido o primeiro em três cores. Aconteceu em fevereiro de 1942 e a Folha da Manhã do dia 24 desse ano escreveu:

"Comunicam-nos da Diretoria do Serviço de Trânsito:

Nesse cruzamento, a começar do dia 26 do corrente, será colocado um farol com as cores amarela, verde e vermelha e, bem assim, serão feitas faixas descriminando as filas um e dois.

O sinal amarelo será reservado somente para a passagem dos pedestres dentro da zona de segurança, os quais poderão passar em todas as direções.

O sinal verde será aberto em uma só direção e. por essa ocasião, serão abertos, nos dois sentidos, 2 sinais: o vermelho, à esquerda, que impedirá a passagem da fila 2 e um outro verde, à direita, que dará passagem aos carros da fila um, os quais deverão seguir sempre à direita do referido sinal.

Com essa alteração, fica transferido o ponto dos ônibus 'Pompéia' e 'Circular 2' para a rua Líbero Badaró, próximo ao prédio do Automóvel Clube".

Entenderam? Parece que, até hoje, setenta anos depois, tem gente que ainda não entendeu bem como essa geringonça funciona...

E o prédio do "Automóvel Clube" era, na verdade, o Palacete Prates, demolido dez anos mais tarde.

No dia 28 do mesmo mês, dois dias após a abertura do farol, a Folha publicou aquela fotografia que coloquei no topo desta página e comentou sob a mesma:

"UM SINAL LUMINOSO ORIGINAL - A Diretoria do Serviço de Trânsito inaugurou ontem um novo tipo de sinal luminoso, que foi colocado no cruzamento da avenida São João e rua Líbero Badaró.

Esse aparelho tem uma característica inteiramente nova: apresenta dois faróis a mais do que os outros, com flechas indicativas de direção, que permitem o tráfego conjugado de pedestres e veículos.

O Dr. Aguinaldo de Góes, na tarde ontem, inaugurando o novo sinal dirigiu pessoalmente, por alguns instantes, o tráfego naquele cruzamento.

O movimento de trânsito em geral, com o novo sinal, fica agora definitivamente resolvido naquele ponto.

É desse novo tipo de sinal luminoso o aspecto que estampamos acima".

Nenhum comentário:

Postar um comentário