Foto André Godinho
A noticia foi-me enviada na última sexta-feira. Nossa cuidadosa concessionária ALL mais uma vez danifica uma estação. Desta vez, foi-se a cobertura da gare de embarque de Botucatu (bom, de embarque, não, pois faz pelo menos 13 anos que ninguém - ou nada - embarca lá!).
É lamentável que isso continue ocorrendo. Já aconteceu em Campinas, há cerca de 5 anos. Não foi a ALL naquela vez. Mas isto não poderia deixar de fazer parte do currículo de nossa cuidadosa concessionária, numa época em que não se treina ninguém - muito menos maquinistas.
Transcrevo a notícia, do Do G1 Bauru e Marília:
"Composição de trem derruba teto de estação ferroviária em Botucatu, SP
Ninguém se feriu.
Os vagões estavam carregados de trilhos e dormentes.
Uma composição de trem com oito vagões atingiu dois pilares da antiga estação ferroviária de Botucatu, interior de São Paulo (nota deste blogueiro: da estação, não, da cobertura de ferro, datada dos anos 1930). O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (23). Os vagões estavam carregados com trilhos e dormentes que seriam usados para o reparo da ferrovia. O trem vinha Bauru e seguia rumo a Mairinque.
Alguns pedaços de ferro cortados foram colocados nas laterais dos vagões como proteção, mas não suportaram o peso e ficaram pendurados. Ao chegar na estação, os pedaços colidiram com os pilares, um deles foi arrancado e o outro entortou. Ninguém se feriu.
Há poucos dias, o prédio da antiga estação foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado (Condephaat). As obras referentes à revitalização irão custar R$ 600 mil e pretendem recuperar a cúpula, o antigo bar e estruturas de madeira.
A Prefeitura de Botucatu irá cobrar os danos causados pelo acidente à América Latina Logística (ALL). Em nota, a ALL informou que foi aberta uma sindicância para apurar o que aconteceu."
Para a prefeitura de Botucatu, foi como sopa no mel: há treze anos que a estação está abandonada e os prefeitos não fizeram coisa alguma, agora podem cobrar uma recuperação da ALL. Duro vai ser fazer o pessoal pagar. Se o CONDEPHAAT não cobrar esse conserto com firmeza, a estação vai acabar se deteriorando mais rápido ainda.
Mais um pedaço da memória de São Paulo está ameaçada de se esvair. Para o pessoal que não se importa (a maioria) e para os que acham que aquilo é uma velharia inútil (que não são poucos), o que ocorreu deve ser motivo de alegria.
Porém, para quem se importa com a memória e as tradições, dois dos fatores mais importantes para a formação de um povo e de sua nacionalidade, a destruição de mais um bem é um fato desgastante.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ola Ralph
ResponderExcluirNão consigo me conformar com o destino da estação da minha cidade, embarquei e desembarquei nesta estação por 40 anos....Maldita ALL, governo.. etc..etc...
Daniel Gentili
Ola Ralph
ResponderExcluirNão consigo me conformar com o destino da estação da minha cidade, embarquei e desembarquei nesta estação por 40 anos....Maldita ALL, governo.. etc..etc...
Daniel Gentili
Afinal ,o que ou quem está por trás dessa ALL,que derruba ,amassa ,e sempre está tão soberana em sua rota de destruição ? Ali na chegada de Tatuí ,um trem ALL.fazendo manobra e impedindo a passagem de veículos na entrada da cidade .O trem sempre ia e voltava e não deixava espaço para ningúem passar .Manobrou por quanto tempo quis ,impedindo a fluência de veículos na entrada da cidade .Puro desreipeito para com as pessoas e a cidade ....
ResponderExcluir