Pontilhão na E. F. Taubaté a Ubatuba - Autor desconhecido
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A lista de ferrovias que foram propostas por todo o Brasil nos últimos 160 anos - ou seja, desde que se abriu a primeira, em Magé, em 1854 - deve ser algo interminável..
Durante meus dezesseis anos e meio de pesquisas contínuas, encontrei na imprensa, em livros e em relatórios ferroviários uma série de estradas de ferro às quais foram feitas projetos, ou foram dadas concessões, ou foram propostas - e, comparada ao número de ferrovias e ramais que vingaram e chegaram a funcionar, existe uma lista muito maior de linhas que não saíram dos papeis, dos projetos e das concessões. Aliás, elas continuam aparecendo.
Fico imaginando o que teriam sido os mapas ferroviários brasileiros se todas as que descrevo mais à frente tivessem vingado ao lado das que realmente tornaram-se realidade. E olhem - certamente, existiram muitas outras que não saíram da categoria dos sonhos.
Não vou citar a fonte de cada uma, pois senão isto fica longo e entediante demais. Mas vou listar todas as que "descobri", a maioria por acidente. E muitas delas somente li em uma fonte, em uma determinada data apenas.
1909 - E. F. de São Luiz de Cáceres à cidade de Matto Grosso, com bitola de 1,10 m;
Século XIX (voltando a se falar dela no século XX) - E. F. Taubaté a Ubatuba;
1891 e depois de novo em 1909 - Linha Amparo-São Sebastião, da Mogiana;
Anos 1940 até os anos 1960, pelo menos: E. F. Mogi das Cruzes a São Sebastião, da EFCB;
1933 - E. F. Norte-Sul de São Paulo, que chegaria a Cananeia;
1909 - E. F. Barueri a Pirapora;
1911 - E. F. de Camamu a Salto Grande do Jequitinhonha, na Bahia;
1910 - E. F. de Campo Belo a Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, em bitola métrica;
1910 - E. F. de Campo Belo a Benfica, no Rio de Janeiro;
1910 - E F Caravelas a Floriano Peixoto, no Piauí;
1908 - E. F. do Chuhy, RS;
1910 - E F Curvelo-Serra das Araras;
1908 - E. F. de Itajahy a Passo Fundo, com ramais para Brusque e Passo Fundo;
1910 - E. F. elétrica do Rio de Janeiro ao Paraná;
1909 - E F Goiaz_até Vila Platina (Ituiutaba);
1910 - E F Iguape a Castro
1909 - E F Juquia a Itauna, na Ribeira do Iguape;
1910 - E. F. de Ouro Fino à vila do Caracol, em Minas Gerais;
1906 - E. F. Ouro Fino-Socorro;
1908 - E. F. de São Paulo a M´Boy (Embu);
1911 - Prolongamento da E. F. Resende-Bocaina até Mambucaba;
1910 - E. F. Rio Negro a Triunfo. 65 anos mais tarde, esta linha foi construída, mas com outra concessão.
1910 - E. F. S Paulo a Campo Belo, em MG
1909 - E. F. Sertaozinho-Pitangueiras
1910 - E. F. Taboca a Rio Branco (AC), com um ramal para Sena Madureura
1922 - E. F. Tietê a Piracicaba;
1912 - E. F. Tietê a Rio das Pedras;
1948 - E. F. Borebi a Quatá;
1911 - E. F. Castro a Guaraquessaba, no Paraná;
1911 - E. F. Cananeia a Itapetininga, via Xiririca (Eldorado Paulista);
Século XIX - E. F. Salgado (na Bahia)-Paulo Afonso (Pernambuco)
1910 - E. F. Cananeia a Jaboticabal;
1910 - E. F. Cruz Alta a Jejuhy;
1910 - E. F. Salesopolis a Mogi das Cruzes;
1909 - E. F. Peruibe-Iguape;
1909 - E. F. São Sebastião a Minas Gerais;
1909 - E. F. São Paulo a Juquiá;
1909 - E. F. São Paulo a Porto Alegre;
1910 - E. F. Teresina a São Mateus;
sem data - E. F. de Patos de Minas a Catiara;
1895 - E. F. de Jaú a Itapura;
1909 - E. F. de Santa Cruz a Montalvão, passando por Campos Novos do Paranapanema;
anos 1920 - E. F. Norte de Matto Grosso;
E continua em outro dia... Divirtam-se.
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