Abertura do viaduto da avenida Indianópolis sobre a avenida Moreira Guimarães (Folha de S. Paulo, 13/9/1965)
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Ler jornais antigos é sempre interessante, especialmente por uma época em que nós já estávamos vivos. Com isto, especialmente se já tínhamos uma razoável ideia da cidade nesse tempo, se vivemos e fomos curiosos nessa "era", começamos a lembrar-nos ou a.tentar lembrar-nos de determinados fatos.
Em meio a isso, vários achados nos surpreendem. No ano de 1965, eu tinha treze anos, tendo completado catorze em novembro. Aqui estão algumas coisas que basicamente me surpreenderam um pouco. É evidente porém, que a importância disso depende do interesse de cada um.
No topo da página, a avenida Indianópolis ganha um viaduto: na verdade, o cruzamento era em mível, a avenida Moreira Guimarães foi rebaixada e o viaduto, construído.
(Folha de S. Paulo, 24/10/1965)
.Acima, em outubro, o anúncio de uma casa (chamada de "a casa colonial") que se tornava um hospital na rua Humaitá, na Bela Vista. Nunca vi essa casa; porém, não costumo andar muito pela rua Humaitá. Portanto, não sei se ainda existe. Pelo Google Maps, não a localizei, o que também não quer dizer muita coisa, pois há vários pontos cegos por causa de árvores, etc. A pergunta é: ela ainda existirá, mesmo que modificada?
(Folha de S. Paulo, 12/11/1965)
A rua Pamplona, em novembro, acabava de ganhar mão única... para cima, sentido Estados Unidos-avenida Paulista. Disso não lembro. Lembro da rua com duas mãos e com bondes. Aliás, uma outra reportagem da mesma época mostra o último bonde passando por essa rua: a introdução da mão única serviu como desculpa para retirar uma das últimas linhas de bonde da cidade, justamente porque ele estaria trafegando, agora, na contra-mão em uma das duas linhas. Porém, a introdução da mão única tinha um segundo objetivo: como estava decidido que a avenida Nove de Julho teria mão única (!!!) sentido bairro, a Pamplona seria a mão de ida para o centro. A operação jamais foi concluída: a avenida jamais foi transformada em mão única. E em algum momento mais tarde, a Pamplona teve sua mão invertida, como o é até os dias de hoje. Os trilhos foram retirados rapidinho.
(Folha de S. Paulo, 24/11/1965)
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Em Santo Amaro, mais precisamente na Granja Julieta, muito próximo de onde hoje existe uma estação da CPTM com este último nome, existiam algumas lagoas em novembro de1965, talvez remanescentes ainda da retificação do rio Pinheiros, que havia sido terminada havia pelo menos quinze a vinte anos. Elas foram todas aterradas e hoje em dia existem ruas e construções grandes e pequenas, que normalmente dão frente para a avenida Marginal direita (Nações Unidas) ou para curtas e estreitas ruas paralelas. Uma dessas lagoas ficava nas imediações das extintas Parada Monark e da fábrica do mesmo nome. Chegavam a ter dez metros de profundidade e eram um perigo para eventuais usuários e também foco de mosquitos e de doenças, e o seu tamaho aumentava por causa da retirada de areia por construtoras da região.
(Folha de S. Paulo, 22/12/1965)
.Em dezembro, a foto acima mostra o abandono de parte da rua Capote Valente, entre as ruas Galeno de Almeida e a pequena Rubião Meira, no alto do Sumaré. Eu diria que essa parte da rua que tem a construção grande e o trecho de terra mais baixo seria por onde nos anos 1970 foi construída a ligação Henrique Schaumann-Av. Sumaré, ali chamada então de avenida Paulo VI. Apesar de morar a cerca de quatro quarteirões dali nessa época, não me lembro claramente dessa situação.
(Folha de S. Paulo, 13/9/1965)
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Finalmente, em janeiro de 1966, uma fotografia da rua Sergio Tomas num dia de inundação, no Bom Retiro, antes de ter sido alargada e transformada em continuação da avenida do Emissário.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
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Sobre a Rua Humaitá, no referido ponto (número 409) existe um hospital, hoje abandonado, que já tinha outro nome quando ainda funcionava. Se olharmos o telhado desse hospital, é bem provável que seja a mesma casa, embora completamente desfigurada: https://www.google.com.br/maps/@-23.557701,-46.642188,3a,90y,205.55h,97.39t/data=!3m4!1e1!3m2!1s6CFZ-DjulQ09-lUAV-pxcQ!2e0!6m1!1e1
ResponderExcluirAqui em Santo Amaro estão reformando as vias com concreto para as faixas exclusivas de ônibus e é possível ver os dormentes de trem que iam do Largo Treze à Vila Mariana.
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