Primeiro, deixem-me explicar que continuo internado no hospital – já são 13 dias agora. A operação foi um sucesso, mas ainda não tenho data para sair, devido a algumas complicações no pós-operatório. Por isso, a média de uma mensagem por dia que existiu até o início deste mês ficou irremediavelmente comprometida.
Hoje falo sobre a construção da linha-tronco principal da Sorocabana, construída entre 1872 e 1875, ano em que foi aberta no mês de junho. É curioso saber que o trecho original não acompanharia o vale do rio São João, que corre entre São João Velho (na época, apenas São João), povoado próximo (mesmo na época) à divisa dos municípios de Cotia e de São Roque, localizado neste. O rio desemboca no Tietê em Aldeia de Barueri.
Ele passaria, na verdade mais ao sul (os mapas não foram encontrados), mas a afirmação está nos relatórios da ferrovia a partir de 1872. No final desse ano foi que se decidiu a mudança da via mais para o norte, pelo vila do São João (também hoje chamado de rio Baruqri, hoje em grande parte canalizado). Supõe-se que a ferrovia então correria antes ao sul de Jandira, portanto mais próximo de Cotia.
Com o desmembramento do município de Itapevi do de Cotia, em 1953, hoje a ferrovia não tem trecho algum em Cotia. E se o traçado original houvesse sido mantido, talvez a Itapevi como a conhecemos hoje não existisse, Santana de Parnaíba ficaria mais isolada ainda na sua localização e Barueri houvesse se desenvolvido mais lentamente, mas a partir de Aldeia e não da estação que foi construída.
Da mesma forma, o trajeto após a passagem sobre o rio Pinheiros, vindo de Barueri, também era cogitado para ter sido feito não por onde é hoje (pela várzea do Tietê), mas sim galgando-se as colinas do Alto da Lapa para depois voltar a descer em algum ponto próximo ao centro e, aí sim, atingir a sua estação original, bem ao lado da estação da Luz. Teria isto dado um desenvolvimento mais rápido a bairros que somente se formaram depois, como o Sumarezinho e a chamada Vila América?
Difícil de saber os motivos que levaram a esta rápida mudança de planos antes mesmo de se iniciarem as obras. Será que um dia se encontrarão estes mapas e projetos para sabermos qual teria sido o percurso nesta área hoje pertencente à Grande São Paulo? Os relatórios existem e mostram o que citei acima.
Futuros alternativos a partir de linhas de tempo diferentes é um estudo mais de imaginação do que de qualquer coisa. Mas são muito interessantes.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
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Olá li o seu texto de 15/6, e considero o seguinte, caso a linha "furasse" os morros do Alto da Lapa: Certamente o desenvolvimento poderia ser mais rápido, mas com a decadência ferroviária da década de 60, a detrioração tbém viria mais rápido. Infelizmente, em nosso país, a falta de incentivo ao transporte ferroviário "tornou o entorno" das ferrovias bastante decadente. Tome-se por exemplo o caso da Av. Celso Garcia, no Tatuapé. Até quando a ferrovia foi importante, ela foi muito importante para a região. Com o "império" da Radial Leste, expressão de valorização do transporte privado sobreb o coletivo, a linha de trem da EFCB isolou a Av. Celso Garcia do resto do bairro: O progresso veio rápido para o Tatuapé da Radial, mas o Tatuapé da Celso Garcia somente agora se desenvolve. Assim, imagino hoje que se o projeto original da Sorocabana fosse implantado, hoje teríamos uma Lapa, Pompéia e Perdizes Re-Descobertas, após ter passado a década de 70 e 80 na decadência. Será?
ResponderExcluirÉ exatamnte isso. Será?
ResponderExcluirAbraços - Ralph
O Rio São João é o mesmo da divisa de Carapicuiba - Barueri, ao lado de Antonio João?
ResponderExcluirO Rio São João atualmente é chamado de rio Barueri. Ele acompanha a linha desde S João Novo (daí o nome do bairro). O rio que divide Carapiculiba de Barueri perto de A. João é o rio Cotia.
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