quinta-feira, 4 de junho de 2015

A ESTAÇÃO DE AREAL DA LEOPOLDINA

A estação de Areal, tendo à frente uma locomotiva diesel da Leopoldina (Época provável - anos 1960. Autor desconhecido - cessão Rodrigo Martins de Oliveira)
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A estação de Areal foi inaugurada em 1886 pela E. F. Príncipe do Grão-Pará. Segundo se sabe, o ramal de São José do Rio Preto fazia parte da linha tronco da antiga Grão Pará, que pretendia atingir a cidade de Além Paraíba subindo a margem esquerda do rio Preto até conseguir vencer o vale por ele aberto, mas seus planos foram frustrados por um enorme paredão de pedra na localidade de Serra do Sossego, depois de São José.

Este paredão era intransponível para os recursos da época, levando a Grão Pará a estacionar a linha em São José por alguns anos. Com o compra da empresa pela Leopoldina em 1890, esta preferiu dar prosseguimento na linha via Três Rios e, dali, seguindo o rio Paraíba do Sul, atingir Além Paraíba. Analisando os dois trechos, vemos quão acertada foi a idéia da Leopoldina. O traçado mais difícil já fora vencido entre Petrópolis e Areal. Bastava seguir o rio Piabanha por um bom trecho até as proximidades de Três Rios, abandonando-o na localidade de Alberto Torres e seguindo até Moura Brasil.

A estação de Areal, ao fundo, tendo a seu lado um prédio onde havia um salão de bilhar. Aparentemente este anexo não mais existe (Autor desconhecido - cessão Rodrigo Martins de Oliveira)
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Daqui, por um corte na pedra, a linha passava para o vale do rio Paraíba do Sul e seguia em demanda de Três Rios, cruzando a bela Ponte das Garças, outrora da Cia. União e Indústria.

Dístico da estação de Areal em 2010 (Foto Jorge Alves Ferreira)
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Enquanto a linha para Petrópolis dava dinheiro, a Leopoldina seguia para Três Rios passando por Areal. Depois da Segunda Guerra Mundial, a linha começou a se tornar deficitária. Rapidamente se fechou o ramal de São José do Rio Preto (não confundir com a São José do Rio Preto paulista, longe dali e servida desde 1912 pela Estrada de Ferro Araraquara).

Com a formação da RFFSA, que juntou todas as ferrovias brasileiras (com a exceção das ferrovias paulistas), a nova entidade cedeu a linha Auxiliar da Central do Brasil para a Leopoldina, que pôde então aandonar e fechar o trecho que unia Vila Inhomerim, Petrópolis e Três Rios, onde estava a estação de Areal. Tudo isto aconteceu em novembro de 1964.

Na região de Areal,  linha da Leopoldina e a locomotiva corriam ao lado da velha estrada União e Indústria (Autor desconhecido, cessão Rodrigo Martins de Oliveira)
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O prédio da estação de Areal, sem trilhos desde então, estava em 2012 em estado muito ruim, ruindo aos poucos, ao descaso da prefeitura local. Houve uma iniciativa, no ano seguinte, de se reformar a estação.
A ponte sobre o rio Piabanha em 2013 (Foto Fabio Lima)
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Ontem, Rodrigo Martins de Oliveira entrou em contato comigo e me cedeu algumas fotografias dela ainda em funcionamento. Agradeci muito a colaboração, já que eu jamais havia visto fotografias anteriores a 2000 desta velha estação fechada há já cinquenta anos.

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