Trem com dois andares antes da minha partida para Lucca. Estação de Pistoia, 15/6/2015
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Continuando minha visita à Toscana, tomei ontem o trem de Pistoia para Lucca.
Estação de Montecatini
.Minhas impressões: no duro, no duro, o trem é meio tipo metropolitano, pela distância. São cerca de 70 minutos entre as duas cidades. O trem, que vem de Florença, segue depois para Piza e Viareggio. Os trens têm portas centrais, como na nossa CPTM, mas poltronas de trens de passageiros de longa distância, e dois andares... claro, fui no andar de cima.
Estação de Montecatini-centro (a 2 minutos de trem da anterior)
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Ele para, pelo menos no trecho citado, em Pistoia, onde o tomei, depois Montecattini, Montecattini-centro, Pescia e Lucca. Mas há outras estações entre elas em que ele para somente quando faz o roteiro "parador": que eu conseguisse enxergar, são estas as estações: Serravalle Pistoiese, Borgo a Buggiano, Alto Pascio, Montecarlo, Porcari e Tassignano-Capanori.
Estação de Pescia (sob chuva). O trem parou fora da plataforma 1 e sim na 2 (Central). E mais à frente do prédio
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Todos estes locais têm suas estações funcionando. Não sei, mas parece que o trem parador não usa sempre os mesmos TUEs e às vezes aparece com alguns bem ruinzinhos (segundo o padrão local).
Estação de Alto Pascio, também com chuva
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Nota-se que os armazéns nos pátios das estações, quando existem, estão abandonados e muitas vezes em ruínas, incluindo os de Pistoia e de Lucca. Este está sendo reformado para se tornar rodoviária (mas somente a placa dizendo isto está lá). Lembra algum outro país que vocês conheçam?
Armazém de Lucca, ao fundo. Em ruínas
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Para viajar, compra-se o bilhete na bilheteria interna das estações e, depois de comprá-lo, há de se carimbá-lo em uma máquina específica para isto que fica na entrada da plataforma. Ninguém checa isso, mas se você embarcar sem ele e lhe pegarem com o bilhete carimbado, você paga uma multa, maior que o valor do bilhete (ida-volta Pistoia-Lucca, € 8,50 o par). Sim, eu comprei o bilhete e carimbei-os.
Trem vindo de Viareggio cruzando em Lucca, sentido Firenze
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Se estiver sem bihete algum, vai para fora na estação seguinte, seja ela qual for.
Ao sair da estação em Lucca, o primeiro prédio que se vê, ao lado da praça antes da muralha da cidade
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E você tem direito a um túnel bem compridinho pouco depois da saída de Pistoia. Isto, fora as magníficas pontes de pedra em arco que o trem passa debaixo.
Fachada da estação de Lucca (parte central)
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Trens cargueiros na linha? Bem, vi um apenas, que estava vindo de Piza, na estação de Lucca, que chegou e parou no desvio dois. Aliás, Lucca tem seis desvios e Pistoia, cinco (acho que é isso). Isto para passageiros. Há outros desvios, alguns já desativados e cobertos de mato. De todas essas estações por mim citadas e que por ontem o trem passou, a maior é a Lucca, tanto em prédio quanto em pátio.
Patio da estação de Lucca, sentido Pistoia
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E hoje li que há 1.700 estações ferroviárias desativadas na Itália que a Trenitalia está doando. Sim, você a recebe de graça, mas terá de cuidar da sua manutenção por todo o tempo de comodato. Alguém se interessa?
Finalmente: também se picham trens na Italia. Patio de Lucca. Mandem o Fernando Haddad para lá, ele vai gostar
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Lembre-se que aqui no Brasil ninguém dá nada, preferem que elas apodreçam e caiam a doá-las (e mesmo a vender) para alguém que delas queira cuidar).
terça-feira, 16 de junho de 2015
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