domingo, 10 de maio de 2015

OS RAMAIS DE 1976

Último trem de Descalvado (31 de julho de 1976)
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O ano de 1976 foi para São Paulo o ano em que praticamente todos os trens de passageiros dos ramais das ferrovias paulistas foi eliminado. Houve um "rabicho" até fevereiro de 1977. Eram esses os ramais que haviam sobrado do grande corte dos anos 1970.

A FEPASA havia sido formada em novembro de 1971. Os ramais métricos da ex-Paulista haviam sido eliminados todos nos anos 1960, com exceção de um, que foi passado em 1970 para a Mogiana (o ramal de Pontal, que entroncava com o ramal de Sertãozinho em Pontal). Sobravam os três ramais de bitola larga. A ex-São Paulo a Minas era praticamente um ramal (Evangelina-S. Sebastião do Paraizo). A ex-Mogiana teve ainda alguns empurrados para os anos 1970, e a ex-Sorocabana tinha vários ainda com trens de passageiros. A ex-E. F. Araraquara não tinha mais ramais.

E veio o baque em 1976. Porém, há linhas que foram extintas durante esse ano das quais jamais consegui ter informações que me levassem a quando, efetivamente, elas foram eliminadas. É sempre assim: quando se inaugura uma linha, se fazem grandes reportagens, todos ficam sabendo. Quando se as elimina, pouco se noticia, parece que temos vergonha do que estamos fazendo. E não é para ter?

Vamos conferir? (nota: cito abaixo apenas os ramai que começaram esse ano ainda com trens de passageiros. Não cito as linhas-tronco, que tiveram-nos até bem mais tarde).

Os três ramais de bitola larga eram todos ex-Paulista (mais uma abaixo citada):

Ramal de Piracicaba (Nova Odessa-Piracicaba) - Os trens de passageiros foram extintos em 20 de fevereiro de 1977. Cargas ainda seguiram pelo ramal, cada vez menos, até os anos 1990. Hoje o ramal está abandonado e vários trechos de trilhos já foram retirados - ou roubados.

Ramal de Descalvado (Cordeirópolis-Descalvado) - Os trens de passageiros, que então já eram somente mistos, foram suprimidos em 31 de julho de 1976, entre Pirassununga e Descalvado. Continuaram correndo de Cordeirópolis a Pirassununga até o dia 20 de fevereiro de 1977. O ramal continuou carregando cargas até cerca de 1990 e foi totalmente suprimido entre 1995 e 2002.

Ramal de Santa Santa Cruz das Palmeiras (Pirassununga-Palmeiras) - Os trens de passageiros foram suprimidos aparentemente (não há uma confirmação) no mesmo dia (31 de julho de 1976) em que se extingui o trecho Pirassununga-Descalvado. Mas foi em 1976.

Linha Barretos-Colômbia - esta linha não era um ramal, era o trecho final da linha-tronco principal da ex-Paulista. Porém, desde sua abertura (1930) até então, os trens que nela corriam sempre o faziam partindo de Barretos, num bate-volta até a cidade de Colômbia, estação terminal às margens do rio Grande, divisa com Minas Gerais. Em 15 de julho de 1978, esses trens também foram suprimidos - sobreviveram dois anos ao apocalipse de 1976.

Agora, os da ex-Mogiana - todos métricos:

Ramal de Caldas (Aguaí-Poços de Caldas) - Os trens de passageiros foram extintos em 1976, sem data exata conhecida. O ramal funciona até hoje para carregamento de bauxita. Porém, não atinge mais a cidade de Poços de Caldas, onde os trilhos foram arrancados.

Ramal de Guaxupé (Casa Branca-Guaxupé) - Os trens de passageiros foram extintos em 1976, sem data exata conhecida. Voltaram a funcionar em 1986 por um dia apenas (era para ser a viagem de reinauguração) entre Casa Branca e São José do Rio Pardo. Logo em seguida a linha foi fechada e os trilhos arrancados.

Ramal de Sertãozinho (Barracão-Guatapará) - Os trens de passageiros foram extintos em 1976, sem data exata conhecida.

Linha do Rio Grande (Ribeirão Preto-Jaguara) - Os trens de passageiros haviam sido extintos em 1970, de Pedregulho a Jaguara sem data exata conhecida, depois, entre Franca e Pedregulho em 1972 a entre Ribeirão Preto e Franca em 15 de fevereiro de 1977 (depois de uma brave interrupção em julho de 1976). O último cargueiro circulou em 1980. Em 1988, a linha foi definitivamente erradicada.

Ramal de Guatapará (Ribeirão Preto-Guatapará) - Os trens de passageiros acabaram em 1976 - sem uma data fixa encontrada. O ramal teve os trilhos arrancados em 1978.

A ex-São Paulo-Minas tinha apenas uma linha, métrica (Evangelina-São Sebastião do Paraiso). Nessa linha rodaram trens de passageiros até 1976, sem que eu jamais achasse uma notícia do dia de sua desativação.

A ex-Sorocabana tinha várias linhas, todas métricas, ainda em funcionamento para passageiros:

Ramal de Juquiá (Santos-Juquiá) - Os trens de passageiros acabaram em 1977. Porém, voltaram a funcionar entre 1983 e outubro de 1997. A linha seguiu com cargas até 2003 e depois foi abandonada, embora ainda exista.

Linha Mairinque-Santos - Os trens de passageiros faziam esta linha em dois pedaços. Mairinque a Evangelista de Souza e Evangelista de Souza a Santos. Ambos foram extintos em 1976. Porém, a linha voltou a funcionar para passageiros no trecho entre Santos e Embu-Guaçu de 1982 a 1997, quando parou em outubro.

Ramal de Jurubatuba (Julio Prestes-Evangelista de Souza) - Os trens de passageiros de longa distância, que seguiam até Santos, foram extintos em 1976, mas não há notícias que confirmem até qual mês. Hoje esta linha - ou parte dela (é ligada hoje à estação de Osasco, seguindo pelo antigo leito até a estação de Grajaú) pelos trens metropolitanos da CPTM. O transporte de cargas parou por volta de 2000 e os trilhos não ligam mais Grajaú ao entroncamento com a linha Mairinque-Santos, onde se juntavam na estação Evangelista de Souza.

Ramal de Dourados (Pres. Prudente-Euclides da Cunha) - Neste caso, o tráfego de passageiros se estendeu até 1978 - possivelmente março. O tráfego de cargueiros não durou muito e a linha foi totalmente erradicada em meados dos anos 1980.

Ramal de Bauru (Botucatu-Bauru) - O tráfego de passageiros funcionou até 1976, sem notícias de quando exatamente. O tráfego de cargueiros continua até hoje. Este ramal é, na prática, hoje, uma continuação da linha da antiga Noroeste.

Ramal de Itararé (Iperó-Itararé) - Os trens de passageiros funcionaram até janeiro de 1979, quando já circulavam apenas como trem mistos. Há algumas indicações que em 1977 era teria deixado de funcionar por algum tempo, tendo sido reativada antes de fechar definitivamente em 1979. O trecho Itapeva-Itararé foi extinto em 1994. O ramal ainda funciona para cargas e é uma das ligações com o Paraná, por uma linha que liga Itapeva a Pinhalzinho e a Ponta Grossa. Pela linha Sorocaba-Iperó-Itapeva-Apiaí (o ramal para Apiaí foi construído já pela Fepasa em 1973) ainda rodou muito tempo mais tarde o trem Sorocaba-Apiaí, de 1997 a 2001.

Ramal de Piracicaba (Itaici-Piracicaba) - Esta linha de passageiros também foi extinta em 1976, sem notícias mais exatas. Foi erradicada em 1991.

Ramal de Campinas a Mairinque (Campinas-Mairinque) - Chamado também de linha da Ituana, o tráfego de passageiros morreu em 1976. Quando exatamente? Sem notícias. O ramal acabou sendo totalmente erradicado em 1987, quando ficou pronta a variante Campinas-Guaianã em bitola mista, usada atá hoje como parte do "Corredor de Exportação", tornando-se parte da linha mais importante do Estado atualmente.

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