segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MISTÉRIOS DO BAIRRO DO SUMARÉ EM SÃO PAULO


Aqui conheço bem. Nasci na rua Teffé 217 e minha mãe mora ali até hoje. O bairro do "Jardim Sumaré", cujo nome consta no seu loteamento (em 1928), é hoje apenas o Sumaré. O loteamento se estendia principalmente para o oeste e para o norte dos mapas que aqui coloco.

Um dos mapas é de 1930 (Sara Brasil). Outro de hoje (Google Maps).

O que mudou? A rua Pombal foi cortada, a Doutor Arnaldo alargada, foi rasgada ali a avenida Paulo VI, a avenida Sumaré foi alargada como sua continuação e ainda foi pavimentada em duas pistas além das ruas Atalaia e Grajaú...

A rua Macaé de 1930 se chama Tácito de Almeida e a Praça Macaé ainda existe, com o nome de rua Macaé (só aquele pedacinho e a ppraça, mesmo). A rua Cametá se chama Dona Balduína. O npumero de casas aumentou e encheu todos os terrenos disponíveis em 1930, as ruas que eram praticamente todas de terra foram asfaltadas ou cobertas com paralelepípedos (a rua Teffé os têm até hoje).

Eu me lembro da configuração do Sara Brasil muito bem, pois era o mesmo até meados dos anos 1960 e aí começou a mudar, principalmente quando rasgaram a avenida nos anos 1970.

Mas o que me intriga mesmo é algo que não existe hoje e dá sinais de jamais ter existido, apenas em mapas. São dois detalhes: 1) Nunca houve a linha de bonde ligando a Doutor Arnaldo à rua Caiubi, passando pela Cardoso de Almeida. Por que ela aparece no mapa? 2) O pequeno trecho da rua Macaé entre a avenida Doutor Arnaldo e a rua Cardoso de Almeida também parece jamais ter existido. O que não existe no mapa de 1930 é a rua Verissimo Gloria (da qual me lembro que já existia nos meados dos anos 1950) e que, no mapa atual, aparece sem nome, mas é a rua onde está assinalado o tal de "Saci Hostel".

Se alguém tiver alguma resposta para os dois detelhes que, repito, até onde eu saiba jamais existiram, que se manifeste ou se cale para sempre.

7 comentários:

  1. Ralph, no Arquivo Público de São Paulo, há a história da Rádio Difusora e da TV Tupi, que ficavam no Sumaré. Lá também tem um pouco da história do bairro:
    http://www.arquiamigos.org.br/info/info28/i-estudos.htm

    ResponderExcluir
  2. Ralph, o fato de haver trilhos não significa que houve linha. Então para que os trilhos? Talvez para carros fúnebres. Como há cemitérios na Dr. Arnaldo talvez a Light tenha colocado os trilhos para o aluguel de carros fúnebres (que deve ter sido um bom negócio). Já para passageiros não compensaria fazer uma linha porque a demanda seria pequena...

    ResponderExcluir
  3. Ralph, na vista aérea da década de 1930 e na planta de 1925, da reportagem sobre a Tupi/Difusora, a tal curva existia como no mapa da Sara de 1930. Parece que as ruas Macaé e Petrópolis se encontravam no alto do espigão por onde passava a Dr.Arnaldo. Com o alargamento desta avenida elas ficaram separadas. Mais tarde, com o corte do espigão para a passagem da avenida Paulo VI, a separação foi total. No guia Mapograf de 1976 aparece o projeto de um túnel sob o espigão. Mais tarde optaram pelo corte, provavelmente pela passagem do Metrô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ralph, na aerofoto de 1958 a curva já não existia (confirmando suas memórias) mas na aerofoto de 1940 ela ainda estava lá:
      http://www.arquiamigos.org.br/info/info38/i-noticias2.htm

      Excluir
    2. Mas em que mapa está isto? Não vi em nenhum pedaços lá no site o Sumaré.

      Excluir
    3. Mas em que mapa está isto? Não vi em nenhum pedaços lá no site o Sumaré.

      Excluir
    4. Logo acima do canto superior direito da foto da praça da República está escrito "Clique aqui para mais imagens". A primeira foto que aparece é da retificação do rio Pinheiros, a segunda de Pompéia, a terceira é do Sumaré...

      Excluir