sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PLANOS PARA VIRACOPOS

A estação de Viracopos construída em 1978, em ruínas, em foto de 2008 (Vagner Paulo da Costa).

Nos últimos anos, devido ao congestionamento dos dois aeroportos da Grande São Paulo, Congonhas e Cumbica, o aeroporto campineiro de Viracopos, aberto em 1960, voltou a receber linhas e investimentos, depois de passar anos praticamente abandonado.

Hoje se discutem planos de ampliações mil. E cada vez mais linhas aéreas se mudam para lá. Discute-se sobre um trem para esse aeroporto desde... sempre. Hoje se diz que ele será feito... um dia.

Chegaram a haver planos para que a linha usasse o canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes, aberta nos anos 1970.

Mas... e os planos do início?

"Descobri" uma reportagem de julho de 1960 que fala sobre a liberação da pista, que "deverá acontecer até meados de agosto", depois de uma visita do governador (Adhemar de Barros). O interessante, porém, é que ela fala da abertura da estação ferroviária que deveria atender o aeroporto. Ela seria aberta "como umaobra provisória destinada no futuro a ser substituída pela 'grande estação definitiva', ainda em projeto". A estação "teve sua execução retardada em face de indecisão na fixação do local a ser aproveitado".
Localização da estação de Viracopos em relação ao aeroporto - Google Maps, gentileza Carlos Roberto Almeida

A verdade é que ela acabou sendo construída, mas foi um prédio pequeno, em 1978, na linha do "Corredor de Exportação", linha que substituiu a linha da velha Ytuana, que passava bem mais longe do aeroporto, no bairro de Descampado, na época. Se a estação original houvesse sido construída, se-lo-ia quase que com certeza em um ramal dessa velha linha, ramal que teria de ser construído com essa finalidade.

A estação de 1978 sempre funcionou apenas como pátio de cruzamento. Na linha da FEPASA que substituiu a da Ytuana e que foi completada somente em 1986 (Campinas-Mairinque), essa estação jamais recebeu um trem de passageiros siquer e ficava (está hoje em ruínas) nos fundos do aeroporto (em relação ao estacionamento de automóveis e entrada atuais) e nem tão perto assim dele. E fica no meio do nada.

E que Deus salve o Brasil.

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