terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ASCENÇÃO E QUEDA DE UMA FERROVIA: SOROCABANA

Mito rápido e bem resumido... A Sorocabana começou assim, em 1875. Pequena, ligando somente São Paulo a Sorocaba, comboios pequenos com locomotivas que nem eram as mais modernas na época...

Aí foi evoluindo e nos anos 1930 e 1940 já tinha os carros diesel alemães que batizou de Ouro Branco, que percorreu a linha tronco e mais tarde a linha para o litoral...

O tempo passou, virou FEPASA, foi entregue como quase sucata para a concessionárias, que passaram a utilizar suas linhas que eobraram somente para trens de carga e cada vez menos linhas, largando os antigos e caros trens de passageiros em diversos pátios, coo os de Mairinque, os Budds vistos abaixo...

Para finalmente largarem todo o trecho entre Amador Bueno e Pantojo de vez, deixando a estação de Mailaski como testemunha de coisa alguma...

... bem como a de São João Novo. E a CPTM não tem coragem de estender a linha até Mairinque, como a Sorocabana e a FEPASA fizeram até um tempo não tão long´nquo assim.

E assim, uma linha que, concordo, não é a mais moderna do mundo, mas perfeitamente utilizável, está se esconcendo debaixo da terra e do mato. Foi para isso que entregamos as linhas 'as concessionárias? Que Deus salve o Brasil.

2 comentários:

  1. Infelizmente nunca mais veremos trens de passageiros e, temos que nos conformar, pois para voltar só se o governo fabricar dinheiro....

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