A antiga estação de Biguá, hoje em ruínas
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Estive neste domingo, em caminho para Curitiba e Joinville pela BR-116, em Biguá, um bairro rural do município paulista de Miracatu. A localidade fica ao lado da rodovia, sendo alcançada por uma curta estrada asfaltada de no máximo um quilômetro.
Os trilhos no sentido de Miracatu e Juquiá, hoje entrando no meio do matagal
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Cercado por bananais, muito comuns no vale do Ribeira, o trem passava pelo bairro. Era o ramal de Santos a Juquiá. Esse trem acabou em 1997, mas, já nessa época a estação de Biguá estava abandonada e em ruínas. Ou seja, quem se utilizava do trem de passageiros era obrigado a esperá-lo num prédio arruinado.
Por aqui passavam os trens. Ao fundo, as ruínas da estação
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Ele está assim até hoje. Certamente pior que em 1998, quando havia sido a última vez em que lá estive. O prédio é de tijolinhos aparentes e ainda se aguenta com algumas paredes em pé. O telhado já caiu há muito. A linha passava pelo meio de um mini-bosque como se fosse o canteiro central de uma avenida. Ainda existem alguns trilhos por ali. Uma boa parte já foi roubada. Os cargueiros que transportavam enxofre para Cajati deixaram de circular em 2003. quando já era a Ferroban quem utilizava o ramal. A ALL abandonou-o de vez quando passou a ser a concessionária.
Casarão em Biguá
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Há casas novas em Juquiá. Mas ainda sobram alguns belos casarões que possivelmente surgiram na época da ferrovia, a partir de 1915.
Casa de 1942, segundo dístico
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Algumas fotografias do local podem ser vistas neste postagem, tiradas por mim há dois dias atrás.
terça-feira, 16 de julho de 2013
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Há algum tempo atrás, cogitou-se da ALL reativar o trecho, mas a concessionária queria que os empresários do Vale do Ribeira custeassem a recuperação da ferrovia, para só então eles liberarem o trem. Tem cabimento tal atitude? Esse o Brasil...
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