quinta-feira, 10 de maio de 2012
VISÕES DE 40 ANOS ATRÁS
A fotografia acima foi reproduzida da revista VEJA, edição de 27 de janeiro de 1971. Quarenta e um anos atrás. São Paulo estava sofrendo uma de suas maiores modificações urbanas no século XX. Na foto, a avenida 23 de Maio.
Ela era relativamente nova. Foi terminada, entre a praça das Bandeiras e o Ibirapuera poucos anos antes. Creio que em 1969, não me lembro do ano exato, mas foi por aí. A chamada "Ferradura", construída já depois da avenida pronta, aparece ainda em obras. Ela hoje faz o retorno da pista que vai para a cidade para a pista do Ibirapuera, além de facilitar a passagem para a Radial Leste.
Ao fundo, no alto, a Praça da Bandeira. Uns dizem que é "o antigo Piques". Na verdade, o Piques era mais para a direita, próximo ao obelisco e do antigo chafariz da Memória. Notar também que a praça ainda não tinha o horroroso terminal de ônibus.
Difícil também saber quantos prédios surgiram no cenário, já com diversos edifícios, mas ainda com velhas casas em alguns pontos. Interessante também ver a avenida com abertura no canteiro central, em primeiro plano. Algo impensável hoje. O trânsito, ainda pequeno, antes do final daquela década já se tornaria bastante pesado.
Quanto aos dois viadutos, fora o da Ferradura, ainda estão lá com poucas mudanças: o da Brigadeiro e o dona Paulina. Entre eles, já havia sido demolido, poucos meses antes da foto, o famoso e chique edifício Columbus, construído em 1932.
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Comentário feito por Carlos Augusto Leite Pereira e que transcrevo para o blog:
ResponderExcluirSobre sua postagem de ontem, em 1971 já havia o terminal de ônibus da praça da Bandeira, só que ele era apenas circular.
Na foto dá até para ver um ônibus passando em frente ao ed.Joelma que, pela altura, acho que ainda estava em construção.
Foi em 1969 que houve 4 intervenções naquela região: a construção do terminal, a construção do viaduto que liga a av. 9 de julho ao Anhangabau passando sobre a 23 de maio, a construção da câmara municipal, com frente para o viaduto Jacareí, e a construção de um estacionamento da Emurb com acesso pela praça da Bandeira. Uma outra obra "provisória", mas que durou uns 20 anos, foi uma passarela de pedestres, feita de madeira e tubos de aço, ligando o terminal com a ladeira do Ouvidor. Esta passarela está bem visível na foto da Veja. Tenho certeza disso tudo porque trabalhei na "cidade" durante todo o ano de 1970. No primeiro semestre daquele ano meu ônibus "Cidade Monções" ainda saía da rua Formosa, em frente da Praça Ramos de Azevedo, e no segundo semestre começou a sair da praça da Bandeira bem próximo do mastro da bandeira, que ficava quase na confluência da 9 de julho com a 23 de maio.
Essas fotos antigas de São Paulo são sensacionais!
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