quinta-feira, 4 de agosto de 2011

INCENDIÁRIOS

O carro da Leopoldina incendiado em Muriaé (Cleber Agostini)

Foi Cleber Agostini, colaborador de meu site Estações Ferroviárias do Brasil, que me mandou uma mensagem hoje, totalmente indignado, transcrita logo abaixo:

"Algum tempo atrás, faz uns 20 anos mais ou menos, fui ao Horto Florestal de Muriaé-MG, cidade vizinha à minha, com aproximadamente 150 mil habitantes. Apesar de ter animais em cativeiro, do que discordo completamente, estava o local indo bem, inclusive com uma mini-estação de trem, uma homenagem à nossa antiga ferrovia que tinha linha passando por Muriaé, cujo nome da estação era "Estação Sertaneja". Mais precisamente, era uma lanchonete muito bonitinha que ficava no centro do parque que havia sido inaugurado no horto para cativar mais as crianças e a população em geral.

Voltei lá com meus filhos no último dia 31 de julho e me veio uma indignação, decepção, sei lá, deu raiva! Mas como moramos no Brasil, onde a educação, infelizmente deixou de vir de berço há décadas, um infeliz (para não dizer palavrão aqui) teve a coragem, a maldade de tacar fogo no lindo carro de trem que era parte da lanchonete onde as pessoas se deliciavam com o lanche em meio ao parque e a natureza. E mesmo queimada, ela resiste e com boa vontade voltará à sua plena forma.
Coisas de gente pequena, fraca, ignorante e sem educação.

Pensei muito em mandar ou não estas fotos que tirei, que certamente lhe chateará também. Imagine isso funcionando e bem cuidado. Quantas cidades pequenas não poderiam copiar a ideia e trazer um pouco de memória a um país tão falido de cultura, em uma área agradável!

Por favor, me desculpe o desabafo, mas essas coisas a gente divide com amigos e com quem gosta de ver o que é bonito e bom. Espero poder enviar outras fotos com a estação reformada".
O mesmo carro antes do incêndio (Sargento Rangel)

Bom, o Cleber deve saber que outros carros, vagões, locomotivas e até estações ferroviárias são constantemente incendiadas no Brasil, a maioria por vandalismo e não acidente.

Já vi tudo isso queimar em Paraguaçu Paulista, SP, Tranqueira, PR, Dois Córregos, SP, Presidente Altino, SP, Itirapina, SP; Adamantina, SP e certamente muitos mais que não me vêm à memória agora.

Parece que isso é uma forma de afirmação para inúmeros inúteis e vagabundos por aí. Uma pena, pois geralmente nada acontece com esses "coitadinhos" como punição pelo prejuízo.

2 comentários:

  1. Bom, se serve de consolo, tem um em São Lourenço na ABPF em fase final de restauração, aparentemente mesmo modelo.

    Por essas e outras, que odeio quando ouço noticias de que uma prefeitura "ganhou" ou esta querendo um carro, locomotiva, etc, para por na "praça" para lembrar do "passado ferroviário" do município.

    No final o pobre material que vai parar na "praça" vira banheiro publico ou fogueira para uma festa de São João.

    T+

    ResponderExcluir
  2. Quase um ano depois, novo incêndio, e dessa vez só sobraram as rodas.

    http://minasstrains.blogspot.com.br/2012/09/o-fim-do-p-157-da-efl-muriae-e-falta-de.html

    ResponderExcluir