quarta-feira, 16 de junho de 2010

PICUINHAS E IMPLICÂNCIAS

Não esperem ver nossa atual seleção jogar como este time: a equipe da A. A. das Palmeiras, em 1915. Nada a ver com a S. E. Palmeiras de hoje, mas, curiosamente, com o São Paulo F. C., do qual foi uma das equipes que se juntaram ao Paulistano para formar o primeiro SPFC, em 1929 - o São Paulo da Floresta.

Este não é um blog sobre futebol. Porém, em tempos de Copa do Mundo, não se fala de outra coisa, pelo menos no Brasil. O país realmente para.

Assisti ao jogo de ontem da seleção contra a Coréia do Norte. Ao contrário dos comentaristas que adoram ver defeito em tudo, não acho que o time brasileiro jogou tão mal assim... jogou até razoavelmente bem. Já teve times melhores, claro, mas ontem foi bastante razoável.

Afinal, de todos as 32 equipes que jogaram a primeira rodada da Copa, somente uma fez mais gols que o Brasil: a Alemanha, que fez 4. Dois outros times fizeram dois, além do Brasil. Os outros 28 países fizeram só um ou nenhum.

Os dois gols brasileiros foram bonitos. A Coréia é um time que joga fechado, porque joga mal, não tem talento. Dificulta o adversário pela ruindade e pelo antifutebol. Como várias equipes desta Copa, cheia de nulidades futebolísticas, como a África do Sul, Honduras, Grécia, Austrália e outros.

A verdade é que a imprensa brasileira "encarnou" em Dunga, treinador que detesta e que já detestava como jogador. Acho que o que matou Dunga desde o início para a imprensa foi o seu apelido, que, realmente, é ridículo. Sempre foi, na imprensa, alvo de chacotas. E ele também pegou raiva dos repórteres. Uma pena.

Não pe um grande técnico, mas está longe de ser ruim - como Parreira é, por exemplo. Também tem o péssimo defeito de somente convocar jogadores que atuam na Europa, deixando a torcida brasileira sem identificação com os jogadores, dos quais mal conhece alguns. Exemplos? Michel Bastos, Felipe Melo e alguns outros. E convocou e manteve no time jogadores sem condição física, como Kaká e Luiz Fabiano, apesar que o primeiro deles não jogou tão mal assim como falaram ontem. O segundo realmente foi mal.

Apesar de tudo isto, o time jogou, como falei, razoavelmente bem para um estréia. Pode até não chegar à final, mas tem chances, com certeza. E pode melhorar. Depende somente deles.

4 comentários:

  1. Ralph e amigos (e amigas também, que elas têm acompanhado os jogos): tá certo, o jogo não foi tãããão ruim, mas uma seleção em campo durante uma Copa com Elano e Luiz Fabiano... realmente brocha àqueles que gostam de futebol. (Revi lances da seleção de 82 no blog do Flávio Gomes, é de chorar...). Outra coisa: Dunga, técnico? É o tipo de "profissional" que desqualifica a categoria: nunca tinha treinado time NENHUM, e começa pela seleção... E finalmente, o que dizer de terem eliminado o Morumbi como palco da copa em SP? Que atitude asquerosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao Morumbi, acho que é politicagem e picuinha contra São Paulo e contra o São Paulo. Uma vergonha, pois isso já deveria ter sido resolvido e as obras iniciadas, seja em qual estádio for, há muito tempo. São, mesmo, um bando de sem-vergonhas. Quem são eles? Muita gente, meu caro. Muita gente. Fifa, Governo, CBF, os clubes... e a eterna sabotagem contra o Estado de São Paulo. Construir outro estádio? Pra que? O Morumbi não serve? Qual serve, então? Proponho a rua Javari.

    ResponderExcluir
  3. Você foi a primeira pessoa que vi elogiando o desempenho da seleção na terça.

    Discordo que tenham jogado bem contra a Coreia do Norte, mas concordo que têm condições de vitória nesta Copa e que o Dunga não é tão ruim como a imprensa prega.

    abs,

    ResponderExcluir
  4. Então - futebol é realmente a verdade de cada um. Por isso escrevo pouco... mas que há uma p---- implicancia com o Dunga, isso há. Abraços PS: Eu não elogiei a seleção. Disse que ela não foi tão mal assim, apenas...

    ResponderExcluir