sexta-feira, 4 de junho de 2010

A HISTÓRIA NUMA PORTA DE METAL


Hoje fui almoçar com um amigo em um restaurante na praça atrás da Biblioteca Municipal. Na volta, fomos a pé dali até a rua da Boa Vista, passando pela rua João Brícola.

Ali há uma curiosíssima e bela porta metálica no prédio de uma antiga agência bancária. Era do Banco Econômico, mas teria sido colocada ali por algum banco que ocupou o prédio antes desse.

Ela mostra moedas desde a época do Império até a época do cruzeiro - o primeiro cruzeiro (1941-67), claro. A última moeda embaixo à direita mostra a de 20 centavos (de cruzeiro) dos anos 1940.

Tal porta foi fotografada por minha esposa Ana Maria há quatro anos atrás quando fomos almoçar também com amigos num restaurante no largo de São Bento, o Girondino. A foto está acima.

É um prazer caminhar pelo centro velho e novo. Os prédios, em sua maioria antigos, são em grande parte muito bonitos e não tão altos. O predio do Banco do Brasil na esquina da rua da Quitanda com a Álvares Penteado, a antiga Casa Garroux na 15 de Novembro, a única casa que ainda sobra na rua 7 de Abril em frente à Conselheiro Crispiniano que hoje é um restaurante.

Há muito mais. Um passeio atento pelo centro leva pelo menos um dia inteiro.

4 comentários:

  1. Na Praça Dom José Gaspar? Qual restaurante, você lembra?

    ResponderExcluir
  2. Foi hoje e não lembro o nome. Mas é a segunda vez que vou lá. Fica bem atrás da biblioteca, e tem um toldo verde. O nome começa com P.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal estes detalhes pitorescos do Centrão de SP. Amo SP de coração, mas tenho poucas oportunidades de ir aí. Vou ver se separo uma data próxima pra passar o dia andando por aí e explorar novos e interessantes aspectos que só uma "Urbe" de verdade pode nos trazer.

    ResponderExcluir
  4. O Banco primitivo, existente no local onde enontra-se essa porta de metal, éra o Banco Novo Mundo, no inicio da decada de 70. Lembro-me que, à época, surgiu uma piada
    que o povo deveria depositar suas economias nesse Banco(Novo Mundo) pois o nosso mundo, segundo as profecias, iria terminar em 1975.
    Hoje, devemos começar a nos preocupar, pois, vamos ter o fim do mundo em 2012, segundo a Profecia Maia, e ja nao dispomos do citado Banco para salvarmos nossas poupanças.

    ResponderExcluir