sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SÃO PAULO: PERGUNTAS SEM RESPOSTA

Lixo nas calçadas de São Paulo. Foto Douglas Nascimento

Todo mundo vê que existe uma favela cada dia maior debaixo da ponte do Jaguaré, sendo vista pelos motoristas que passam pela Marginal do Pinheiros no sentido do Cebolão. Por que somente as autoridades não vêem isso? Por que não a retiram de lá?

Todo mundo que sai da Castelo Branco e entra na Marginal do Pinheiros vê logo no início e debaixo da ponte ferroviária da antiga FEPASA uma enorme favela que avança por pequenos pedaços do asfalto da avenida logo depois de uma curva fechada. Logo depois dela, uma enorme quantidade de lixo e de entulho se acumula na calçada. Também é vista com facilidade. Por que somente as autoridades não vêem isso? Por que não retiram a favela e o lixo?

Todo mundo que anda a pé pelas calçadas que formam as esquinas da avenida Brigadeiro Faria Lima com as avenidas Rebouças e Eusébio Matoso vê ali uma quantidade de lixo e de mato, ambas muito grandes, nos pequenos canteiros e nas calçadas. Por que somente as autoridades não vêem isso? Por que não limpam o mato e o lixo?

Todos que andam pelas calçadas da mesma Faria Lima vêem os buracos enormes nas calçadas e os camelôs vendendo produtos pirateados e falsificados em pequenas tendas e mesmo espalhadas pelas calçadas em pequenos lençóis. Por que somente as autoridades não vêem isso? Por que não retiram os camelôs e apreendem as mercadorias?

Todos os motoristas que trafegam pelas ruas de São Paulo vêem inúmeras placas de "proibido estacionar" e, em meio a elas, pontos de táxis colocados ali pela Prefeitura. Porém, o estacionamento proibido tem a função de deixar mais espaço para o trânsito de veículos. Quer dizer, então, que táxis estacionados não atravancam o fluxo? E, se não atravancam, por que não se libera o estacionamento de veículos no resto do quarteirão?

O túnel que passa por debaixo da Faria Lima e que une as avenidas Eusébio Matoso e Rebouças foi construído para que não houvesse mais esse cruzamento, Porém, o semáforo foi mantido na Rebouças e na Eusébio, pois, de outra forma, os ônibus que passam por cima não poderiam cruzar a avenida Faria Lima. Então, que me respondam: para que fizeram o túnel, gastando milhões de reais? E por que os carros particulares que vêm tanto pela Rebouças quanto pela Eusébio Matoso não podem cruzar pelo sinal, tendo que dar uma volta de mais de um quarteirão fazendo os retornos na própria Faria Lima para chegarem ao outro lado do cruzamento, atrapalhando mais ainda o tráfego da Faria Lima?

Até quando estas perguntas ficarão sem respostas? E que sejam coerentes?

8 comentários:

  1. Olá sr. Ralph, boa noite.
    É possível sair às ruas, e perder a conta de quantos sofás jogam pelas calçadas. As ruas nas imeidações da Av. Pres. Wilson, na Mooca-Ipiranga, viraram depósito de lixo e entulho.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que nenhuma dessas situações que você
    listou venham a ter algum dia uma solução. As autoridades tem um medo enorme de agir e adotar medidas que venham a contrariar grandes parcelas da opinião pública. E de mais a mais
    as autoridades constituidas são feitas do mesmo estôfo da nossa brava gente.

    ResponderExcluir
  3. Infelismente não tem favela só debaixo do viaduto do jaguaré, existe em milhares de lugares e as pessoas estão lá não porque gostam e sim por necessidade ,agora eu te pergunto vai tirar de la e por aonde ??
    isso me fez lembrar de uma materia que li no jornal poucos dias atras de uma familia que ocupava uma mansão em um determinado lugar de São Paulo não me lembro qual.A policia entrou e pos todos a força jogando gas lacrimogenio e batendo em todo mundo sem nem ver se tinha crianças la , o proprietario nem sabia do fato, não foi ele quem reclamou foi os moradores que se incomodaram com a pobreza perto de suas casas.
    Mas em momento nenhum deve ter passado pela suas cabeças que eles estão ali não porque querem e sim por necessidade pois não tem onde morar.Muita gente ao invez de fazer alguma coisa em pró dessas pessoas apenas reclamam e querem que elas saiam não importa pra onde elas vão.Isso pra min vem de gente que nasceu em berço de ouro teve tudo na vida e nunca passou aperto pra ver oque é gente assim. Eu simplesmente não respeito esse tipo de gente não importa a idade e pouco me importa oque pensam de mim, mas voltando ao assunto não é só la que tem favela tem em todo lugar, a prefeitura ta fazendo oque pode. Não estou defendendo o governo de São Paulo mas alguma coisas eles estão fazendo, por exemplo eles estão recuperando predios abandonados para servir de moradia para essas pessoas mas e muita gente e isso leva tempo,sem contar outros programas habitacionais.
    No jaguaré do outro lado do rio pinheiros tambem havia uma favela enorme grande parte dela foi derrubada e em seu lugar foram construidos predios levou um tempo enorme mas fizeram. Quem sabe daqui a algum tempo não retirem aquele pessoal e façam o mesmo mas em outro lugar . Prefiro dizer isso do que ficar tagarelando pra tirarem eles de la, isso pra mim e conversa de gente mesquinha que não tem o que fazer e muito menos passou oque eles passaram pra saber oque é o cotidiano deles e que é bem pior que o ''DELE'' mas e dai o problema e deles não é?
    Quanto aos camelos 90% são moradores de favela que não tem oportunidade no mercado de trabalho e não tem alternativa a não ser verder mercadoria contrabandeada ,fazer oque né eles tem filhos pra criar ,se a policia aprender as suas bugingangas quem vai alimentar a familia ? você ??? eu duvido ,vai dar emprego pra eles ??? eu duvido! Ou você prefere que eles tomem outro rumo e te assaltem em qualquer cruzamento por ai ?? Por favor antes de ficar tagarelando coisas desse tipo antes proponha soluções para tirar essas pessoas desta vida e não ficar protestando querendo que saiam sem querer saber pra onde vão e como vão ficar. Esses pensamentos são tipicos de pessoas mesquinhas que nunca sentiram o gosto da necessidade então fica conversando fiado querendo que os mais humildes saiam e vão pros quintos dos infernos os camelos que se virem tambem,''ELE'' nunca passou por isso a infancia foi ''rodando'' de carro por ai o maximo que passou fome foi meia hora até a janta ficar pronta. Nunca foi na feira com a mão catar as sobras ou revirar o lixão pra pegar o sustento nunca fez isso e nunca pensou em como seria ....
    Eu graças a deus tambem não mas meus pais passaram por isso e me contaram como era a vida dificil, eu tenho consciencia de como é mas tem gente que não, ou finge que não, ou não liga, sei la .
    Ja o lixo e um grande problema mas nem vou comentar ja falei demais hoje.

    ResponderExcluir
  4. Caro Flavio, as pessoas não montam favelas só porque não têm lugar para morar, montam também para especular com indenizações quando são retiradas. Chega de vivermos num "país de coitadinhos". E que, se quer fazer favelas, façam-nas sem invadir leito de ruas onde há trânsito rápido, porque, se matarem alguém, vão reclamar, e sem razão. Quero ver quando uma favela invadir um terreno de sua família ou ao lado de sua casa, o que v. vai pensar...

    ResponderExcluir
  5. É Desse jeito que vc quer que o Brasil vai pra frente ??? Mas em certo ponto concordo com vc tem sempre alguem querendo se aproveitar da situação. Mas tambem tem pessoas humildes lutando por uma vida melhor como a senhora catadora de lixo que vi em uma reportagem no fantastico que com muita luta pos seus três filhos na universidade federal eles tambem estavam na favela não por indenização mas sim por necessidade.
    Esse pensamento seu e de burgueses almofadinhas que como disse antes nunca passou necessidade na vida, então acha que todo mundo da favela e vagabundo os camelos são tudo um bando de vagabundo que não arruma emprego descente gente como vc pensa assim ,ue mas vc ta na sua casa sentado na frente do pc com a pança cheia pra que se preocupar com os outros eles que se danem não é ?
    Com todo respeito vc como historiador eu tiro o chapeu mas como pessoa .... sem comentarios não vou baixar o nivel.
    Vai fazer favela aonde então ?? no morro pra despencar tudo e mata todo mundo ? melhor la do que no meio do morro .
    Só pra terminar a dez anos atras onde eu moro no meu bairro pra ser mais preciso ,foi invadido por um enorme grupo de sem teto chegaram aqui derrubaram 90% das arvores e montaram seus barracos ,mas felismente a prefeitura interveio e os retirou e os alojou em um lugar adequado pelo menos eles os mandaram pra algum lugar não pensaram como você que quer que saiam não importa pra onde vão se tem criança se tem idoso nem nada.
    Mas é isso ai, espero que vc mude este pensamento nem todos são vagabundos.
    Mas dizem que cachorro velho não aprende truque novo não é ? espero qyue estejam errados.

    ResponderExcluir
  6. Flavio, em nenhum momento eu disse que favelado é vagabundo. É v. quem está dizendo. Aliás, v . não tem educação para participar de um blog.

    ResponderExcluir
  7. Quem quer entender o que quer acha palavras onde elas não existem. Essas pessoas veem maniqueísmo em tudo. Remover a favela que hoje está embaixo da Ponte do Jaguaré não é questão de "higienização social", como quer fazer crer o comentarista acima, mas de retirar essas pessoas de um lugar perigoso, sujeito a inundações e com acesso difícil — e de um terreno público, ainda por cima.

    Quem tem de propor um lugar para essas pessoas irem não é blogueiro algum, mas, sim, o poder público. É claro que importa para onde eles vão, mas o problema é que muitos deles não aceitam ir aonde lhes é proposto. Preferem correr o risco de atropelamentos, acidentes e enchentes.

    ResponderExcluir