domingo, 4 de janeiro de 2015

HORTOS FLORESTAIS PAULISTAS EM 1944


Um desenho de uma edição de setembro de 1944 (o dia não está assinalado) do jornal O Estado de S. Paulo está reproduzido aqui no topo desta página.

Em princípio, ele mostra a localização dos hortos florestais das ferrovias e do Estado que existiam e que estavam em planejamento na época.

Notem a quantidade de hortos que as ferrovias, particulares e estatais, possuíam nesse tempo. Parece-me que os hortos citados como sendo da "Cia. M. E. F." sejam da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF).

Muitos dos hortos aqui assinalados hoje foram invadidos por sem-terras, tornando-se locais desmatados e em alguns casos, inúteis.

É de chorar.


4 comentários:

  1. O Tramway da Cantareira tinha uma estação dentro do Horto Florestal paulistano (o Parque Estadual Alberto Loefgren) só para carregar mudas que levava para todo o estado de São Paulo. Aliás, estive no Horto nessa virada de ano e, frequentador daquele local nos últimos 30 anos, devo dizer que ele se encontra em melhor situação do que em vários momentos do passado recente.

    ResponderExcluir
  2. em Limeira a prefeitura tomou posse em 1984 onde a fepasa fazia plantações de eucaliptos pra dormentes, um belo lugar com as antigas casas preservadas com moradores.

    ResponderExcluir
  3. O mapa foi publicado na edição de 06 de setembro de 1944 d'O Estado de São Paulo e está disponível no acervo digitalizado do jornal.

    ResponderExcluir
  4. O mapa dos hortos de São Paulo foi publicado na edição de 06 de setembro de 1944 d'O Estado de São Paulo e está disponível no arquivo digitalizado do jornal.

    ResponderExcluir