sábado, 17 de janeiro de 2015

ARARAS, SP: MARAVILHAS

Ao fundo, em foto tomada da varanda do Hotel Marques, em Araras, o Morro Azul
.

Araras não é certamente uma das cidades mais bonitas do Brasil, mas tem uma região central bastante simpática, ainda mantendo casarões e edifícios públicos muito bonitos e que já foram mostrados neste blog.

Na região onde existem cidades que se desenvolveram com a chegada da Companhia Paulista de Estradas de Ferro nos anos 1870, algumas já existentes anteriormente, como a própria Araras, Rio Claro e Pirassununga, e outras que se aproveitaram dos trilhos para crescer, como Leme, Cordeirópolis, Santa Gertrudes e Porto Ferreira.
Praça central de Araras e seu arvoredo. A cidade, desde o início do século passado, é conhecida como Cidade das Árvores
.

Estive esta semana em Araras, e fotografei algumas poucas, mas bonitas cenas da cidade. A fotografia do topo da página mostra à distância o Morro Azul, que fica no município de Iracemápolis e também pode ser visto de Limeira (e possivelmente de outras cidades). Ele é o ponto mais alto da região. Na fotografia podem-se ver diversas antenas de retransmissão. Ele sempre serviu de referência para os antigos desbravadores da região.
Casa que hoje serve como depósito. Observe na lateral parte da varanda interna que tem os balcões de madeira, vistos na fotografia abaixo
.

A sua praça central (antigo Passeio Público) é repleta de árvores e tem construções do governo e da igreja dos anos 1910 e 20, todos bem mantidas - e que ficam mais para o fundo direito da foto, não podem ser vistas aqui. Fica também no ponto mais alto da "cidade velha" - que se espalha entre a atual via Anhanguera e dois córregos, sendo um deles o córrego das Araras, além da linha do trem, que não existe mais, no quarto lado, fechando o quadrilátero original do século XIX.
Balcão na varanda de madeira
.

E ainda "descobri" por acaso uma joia do início dos anos 1920: uma antiga residência, que hoje serve como depósito do hotel em que eu estava - seu quintal é estacionamento para os hóspedes - que tem a fachada muito bonita e bem cuidada, ficando na rua Nunes Machado, a apenas um quarteirão e meio do já citado Passeio Público, e, na lateral, que só vê quem entra no estacionamento, pois o portão está sempre fechado, sendo aberto somente quando você entra com seu carro, uma varanda com beirais em madeira maravilhosos.

Mais sobre Araras aqui: http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2013/06/uma-visao-sobre-araras-sp.htmlhttp://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2013/06/uma-visao-sobre-araras-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário