terça-feira, 9 de dezembro de 2014

OS TRILHOS DO MAL (XVII) - TRÊS LAGOAS, MS

Contorno ferroviário de Três Lagoas, foto de Fernando da Silva Rodrigues em dezembro de 2014. A fotografia aqui mostra parte do novo pátio ferroviária ("Três Lagoas-nova")
.

Em 5 de julho de 2010, portanto quase 4 anos e meio atrás, postei um artigo sobre Três Lagoas, MS, dizendo que um contorno ferroviário seria feito em volta da cidade e comentando que esta cidade certamente não precisava dele.

Afinal, dizia o artigo, a cidade tinha pouco tráfego de trens (ex-Noroeste do Brasil), a linha fazia parte de sua história (foi fundada pela ferrovia em 1912), tem pouco mais de cem mil habitantes, portanto pouco tráfego rodoviário também, não tinha rede de esgotos e nem água corrente.

Portanto, gastar dinheiro com um contorno ferroviário seria mesmo necessário? O pior foi que, ao contrário dos diversos anúncios de obras que jamais se realizam, este foi mesmo construído. Notícias que vêm de Três Lagoas hoje dão conta que a linha está praticamente pronta e que está para obter licença de tráfego.

É interessante dizer que não sou contra a melhoria das vias permanentes das estradas de ferro existentes, muitas delas mais velhas que minha mãe - e talvez avó. Porém, fazer um contorno sob que desculpa? A cidade vai fazer um VLT ou trem metropolitano na linha velha? Provavelmente não, nada ouvi sobre isso. Os trilhos atrapalham a cidade? Mesmo sem conhecê-la, posso dizer que, com cem mil habitantes e poucos veículos, a resposta é não. A linha que passa pela cidade é em boa parte reta, o que facilita o tráfego do trens e aumenta a segurança. Uma avenida vai causar o que todos os governantes sabem hoje em dia: deterioração e sujeira (e olhem que sujeira na linha atual não falta - ninguém limpa o leito).

Olhando para isto, água corrente e esgoto não seriam muito mais importantes para a cidade? Do jeito que os políticos brasileiros pensam, fazer uma avenida nova e " eliminar o barulho dos trens" (como se caminhões e ônibus numa avenida não fossem tão ruidosos e perigosos quanto raros trens cargueiros que por lá passarão) no lugar dos trilhos vale muito mais do que um esgoto ou ter água corrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário